Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Plano nutricional passo-a-passo

Plano nutricional passo-a-passo

Conseguir uma boa nutrição é importante, se você deseja estar não somente em forma, mas também saudável. Muitas pessoas não sabem como desenvolver uma rotina alimentar mais saudável. A fim de alcançar isso, uma solução bem simples é adotar um planejamento para sua alimentação e atividades relacionadas, que possam levá-lo a um plano nutricional sério.

A fim de ajudá-lo, elaboramos este guia com algumas dicas bem simples que você pode pôr em prática a partir de hoje mesmo!

Dica #1 – Livre-se de todo alimento não saudável e hipercalórico!

Muitos alimentos, apesar de saborosos, são hipercalóricos ou ricos em gordura, açúcares ou sal. O consumo de tais alimentos não é aconselhado, uma vez que o acúmulo de gorduras (principalmente as trans e colesterol) pode levar a vários problemas cardiovasculares, ou até mesmo ao desenvolvimento de problemas com o próprio peso, como a obesidade.

obesidade é uma doença crônica não-transmissível e é uma das grandes preocupações dos órgãos responsáveis pela vigilância sanitária. Evitar o surgimento de um problema como este é vital.

Dica #2 – Compre frutas e outros vegetais saudáveis

Alimentos de origem vegetal são muito recomendados, pois apresentam sais minerais, vitaminas e fibras alimentares, todos muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

Ao escolher frutas e verduras, procure priorizar aquelas que são típicas de sua região e da estação, pois são encontradas em maior abundância, com melhores preços e muitas vezes seu cultivo leva menor quantidade de agrotóxicos, tornando-os mais saudáveis que outras opções.

Dica #3 – Confira as informações nutricionais de cada alimento antes de comprar

Alimentos industrializados obrigatoriamente devem apresentar no rótulo as informações nutricionais sobre o mesmo, descrevendo não somente os ingredientes presentes, mas também quais as concentrações de cada nutriente.

Com tais informações, ficará fácil determinar se vale a pena levar um alimento ou não!

Dica #4 – Beba bastante água

Beber muita água é sempre importante, a fim de evitar a desidratação. A água é bastante importante para o nosso organismo, ajudando a manter a temperatura corpórea, participando de inúmeras reações químicas, facilitando o fluxo de substâncias e células, etc.

Dica #5 – Planeje atividades físicas… e cumpra seu planejamento!

Não há como dizer, em simples palavras, quão importante é a prática de exercícios físicos. A pesar de estarmos a falar sobre uma boa alimentação, exercícios físicos deveriam sempre ser bem considerados, pois estimulam o sistema cardiovascular, ajudam na queima de gorduras, e assim na manutenção do peso, e trazem uma sensação agradável de bem-estar, dentre inúmeros outros benefícios.

Dica #6 – Esteja sempre atento ao seu IMC!

Uma forma bastante simples e prática de saber como anda seu peso é usando alguma calculadora de IMC, tal que você somente precisa de alguns dados simples (massa corpórea, altura e sexo) para determinar como estão indo seus esforços a fim de ter uma forma e uma saúde melhor.

Dica #7 – Ponha em prática seu plano nutricional!

Não adianta planejar tudo isso e, no fim das contas, seu planejamento ser esquecido no fundo de uma gaveta. Ponha-o em prática!

Planejar é metade da solução, mas se e somente se for colocado em prática, pois o que importará no final são os resultados alcançados por meio desse plano.

Concluindo, é importante que você tenha uma alimentação saudável, mas não somente isso. Exercícios físicos também podem ajudá-lo a ficar em forma. Utilize-se deste plano nutricional (ou guia de dicas, se assim preferir) e tenha uma vida mais saudável!