Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Pirâmide alimentar

A pirâmide alimentar é uma ferramenta utilizada para oferecer informação nutricional aos indivíduos saudáveis. Através dela pode-se visualizar quais os grupos de alimentos devem ser mais consumidos durante o dia e dessa forma alimentar-se de uma melhor maneira. A grande vantagem da pirâmide alimentar é que o indivíduo pode visualizar a disposição dos alimentos na pirâmide e dessa forma conhecer os grupos alimentares de um modo bem fácil.

A pirâmide funciona da seguinte forma: os alimentos que se encontram na base da pirâmide são os que mais devem ser consumidos enquanto os que vão de encontro ao ápice da pirâmide apresentam uma menor necessidade de ingestão.

Na base da pirâmide estão dispostos os carboidratos que devem ser consumidos com maior frequência durante o dia. Isto porque eles são os responsáveis por fornecerem energia necessária para que o indivíduo possa desempenhar as atividades básicas do dia. Desta forma, alimentos como pães, bolos, biscoitos, cereais entre outros; encontram-se na base da pirâmide e devem ser consumidos em maior quantidade, no entanto devem ser bem distribuídos nas principais refeições do dia.

No segundo lugar em maior frequência de consumo estão as frutas, verduras e legumes. Este grupo de alimentos é essencial para garantir vitaminas, minerais e fibras que são essenciais ao organismo.

Em 3° lugar os alimentos que mais devem ser consumidos estão aqueles que são fontes de proteínas como as carnes em geral, leguminosas como feijões, ervilhas, leite e derivados e ovos. As proteínas são importantes pois apresentam função estrutural, participa da formação de anticorpos entre outras funções importantes para a vida.

No ápice da pirâmide encontram-se os alimentos que menos devem ser consumidos durante o dia, que são os óleos, as gorduras, os doces e açúcares. Não é que eles devem ficar fora da dieta, na verdade estes alimentos precisam ser consumidos com moderação.

Desta forma é importante reconhecer o valor de utilizar a pirâmide alimentar como uma forma simples de garantir ao indivíduo uma noção de como se alimentar de uma melhor forma possível, pelo menos do ponto de vista quantitativo.

Qualidade dos alimentos

Quando procuramos avaliar a qualidade dos alimentos que irão compor a nossa dieta, é importante procurarmos as melhores fontes de cada nutriente. Por exemplo, no caso dos carboidratos é importante que o consumo do indivíduo não fique limitado somente aos simples e complexos, mas também ao consumo dos carboidratos em sua forma integral.

Quanto as proteínas é importante que as mesmas sejam de alta qualidade e que o consumo de peixes esteja sempre presente na alimentação. Além disso, o consumo de frutas e verduras deve ser feito de forma variada para garantir que todas as vitaminas e minerais possam ser fornecidas ao organismo de forma satisfatória.