Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Os principais alimentos que devem estar em sua dieta

A ideia de uma alimentação saudável está vinculado ao equilibro e a moderação, para ser mais claro, é o ato de ingerir alimentos sem excesso e exageros. É relevante lembrar que o nosso organismo é adaptado aos hábitos cotidianos. E quando optamos por manter uma dieta equilibrada, isso torna-se essencial para ter qualidade de vida com a prevenção de doenças, manutenção dos órgãos e da massa corporal saudáveis.

Selecionamos os principais alimentos que devem estar em sua dieta, dizendo por que eles são importantes. Estes foram escolhidas de acordo com as propriedades nutritivas, como, vitaminas, minerais, proteínas, entre outras.

A primeira delas é o tomate que é uma fruta, ao contrário do que muitos pensam que ele é um legume. É fonte de antioxidantes como o licopeno que ajuda no combate aos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e nas infecções provocadas pelas bactérias.

A ingestão de tomate é recomendada pelos nutricionistas por que ele tem boa concentração de vitaminas do grupo A e B, ácido fólico, cálcio, fósforo e potássio. Outro importante alimento é a soja que é também rico em vitaminas, proteínas e fibras, sua ingestão leva aos riscos do índice do colesterol ruim serem minimizados, assim como também a osteoporose e os problemas cardíacos.

Os alimentos que fazem parte do grupo dos legumes, são boas fonte de vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Onde todos esses atributos garantem diversos benefícios a saúde humana. Por conter bons níveis de substâncias antioxidantes, favorece não só ao combate aos radicais livre como a redução do colesterol LDL (considerado maléfico), e por conta disso resulta na diminuição dos riscos das doenças cardiovasculares.

E ainda ajudam no processo de prevenção de doenças cancerígenas que podem afetar nos homens a próstata e no caso das mulheres na mama. E isso sem deixar de mencionar a água que é o nosso bem natural, e sem ela não podemos viver em boas condições de saúde.

E também nas mulheres faz com que coexista o equilíbrio do sistema hormonal, e consequentemente permite maior alivio dos sintomas da menopausa. Outros alimentos que devem ser consumidos com boa frequência são as frutas cítricas, essas são bastante ricas em ácido ascórbico (vitamina C) e sais minerais.

Onde esta vitamina tem grande importância para diversas reações metabólicas, que também contém grande índice de antioxidantes, é essencial para quem tem problemas alérgicos e com infecções. Além disso dá resistência aos ossos, fortalece os vasos capilares do sistema sanguíneo.

Os alimentos que contém essa substância são: acerola, laranja, limão, tangerina, morango, melão, mamão, goiaba, ervilha, caju, kiwi, brócolis, manga, etc. A linhaça é outro alimento de nossa lista, pois é rica em ômega 3, ômega 6 e ômega 9! A ingestão de alimentos com pigmento verde é importante para a manutenção de um organismo saudável.

Importância das frutas e verduras

Todos nós escutamos desde quando criança, nossos pais falarem que o consumo das frutas e verduras são importantes para nós. A sugestão é feita por que esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais. É também uma maneira de manter o corpo saudável e regulado. Mas qual a exata função das verduras e frutas no cotidiano?

Na verdade esses dois tipos de alimentos não tem só uma função exata, existem diversas funções e benefícios. Existe também muitos motivos para come-los em quantidades suficientes todos os dias. Um deles é porque as frutas e as verduras contém substâncias antioxidantes, como o beta-caroteno. Que ajudam a combater doenças como, câncer, por exemplo.

Outra função das verduras e frutas no cotidiano, é transformar seus nutrientes em energia para nós, seres humanos, suportar a carga diária de trabalho, estudos, exercícios físicos, entre outras atividades.

É importante que ao começar o seu dia, isto é, na sua primeira refeição o café da manhã, você ingira uma porção de frutas ou de sucos feitos da mesma. Existem frutas e verduras que contém maior teor de nutrientes, entre as frutas destacam-se: kiwi, pêssego, uva, morango, laranja, melão, entre outros. Já entre as verduras estão: o espinafre, tomate, cebola e brócolis.

Na segunda refeição é importante que invista em saladas feitas com determinada variedade de verduras, como salada de vinagrete, saladas de folhas verdes, salada de soja com verduras, entre outras opções. Prefira as refeições que tenham incluso esse tipo de alimento na receita, como, carne com batatas, por exemplo.

Outra função das frutas e verduras no cotidiano é auxiliar na manutenção do peso, não deixando assim que seu organismo esteja em desequilíbrio de massa corporal, que pode provocar o famoso efeito sanfona.

E na última refeição do dia prefira uma sopa com verduras e legumes, ou um prato de arroz com cenouras, tomates, alface ou brócolis e um copo de suco de fruta se preferir. Já nos lanches consuma saladas de frutas com granolas ou cereais, ou coma uma fruta como, maçã, banana, laranja, entre outras.

É importante que esses dois tipos de alimentos estejam mais presentes no seu prato, aos poucos permita que ele torne-se mais que 50% das suas refeições, claro que você não deve exagerar pois tudo em excesso não é recomendável.

Uma dica extra que deixamos aqui é referente a compra desses alimentos, o recomendável é que você dê preferência as frutas e verduras que estão sendo colhidas agora, ou seja, aos alimentos da época.

Por exemplo, as frutas e verduras que são colhidas no mês de novembro, são: coco, limão, manga, mamão, laranja, pêssego e melancia. E verduras como, couve-rabana, repolho roxo, rúcula, espinafre, agrião, alface, almeirão e couve-flor.

Segundo os especialistas, é necessário comer frutas e verduras nas três principais refeições diárias, para ter bom reabastecimento de energia e regulamento do sistema digestivo e intestinal.