Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Os perigos da desidratação

Muitas pessoas sabem que existe a necessidade de manter o corpo hidratado, através de água, sucos e outras bebidas. No entanto a maioria delas não sabem os efeitos que a falta de água irá causar no organismo. Os perigos da desidratação são diversos e pode até mesmo levar à morte. A água é essencial para a vida e para a manutenção dos processos bioquímicos, quando o organismo fica desidratado ele compromete todo o seu funcionamento.

Os perigos da desidratação

  • Comprometimento da perfomance e redução da capacidade de recuperação das habilidades no treino seguinte
  • Comprometimento das funções vitais do organismo
  • Sangue mais espesso associado a hipotensão, confusão mental, fadiga e até mesmo coma
  • Infarto do miocárdio e trombose
  • Alteração de todos os processos metabólicos
  • Sobrecarga dos rins, fígado e coração

Os indivíduos que estão mais propensos ao problema da desidratação são os atletas que se submetem a exercícios intensos em meio ao calor, no entanto todas as pessoas devem estar conscientes das consequências causadas pela desidratação que pode afetar qualquer pessoa que submeta o organismo a ausência de água. Algumas atitudes podem mantê-lo distante dos perigos da desidratação:

Antes mesmo de iniciar a prática de alguma atividade física é importante hidratar bem o organismo cerca de duas horas antes de iniciar a atividade, bebidas isotônicas também podem ser boas aliadas na reposição de água e eletrólitos, durante e depois do exercício também é preciso manter a hidratação. Diante de todas as consequências proporcionados pela desidratação ressalta-se a importância, de principalmente no verão, ficar atento a reposição de líquidos para evitar os perigos da desidratação.