Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O uso de suplementos alimentares

Os suplementos alimentares nada mais são do que complementos nutricionais para reposição ou complementação energética de praticantes de modalidades esportivas com elevado gasto de energia. E em alguns casos também são utilizados para suprir algumas restrições alimentares até necessidades fisiológicas, que precisão ser evitadas durante competições longas.

De acordo com o Ministério da Saúde esse complemento nutricional é direcionado a uma complementação alimentar diária do indivíduo que deseja, possivelmente,  compensar a falta de nutrientes encarada por nosso organismo. Este complemento não pode ser usado como dieta alimentar e nem deve substituir os nutrientes que são naturalmente absorvidos pelo nosso organismo através de alimentos.

O uso de suplementos alimentares só deve ocorrer quando realmente for necessário a complementação nutricional, como por exemplo para atletas que treinam por muito tempo e que acontece um excessivo desgaste físico.

Vejamos como são classificados os suplementos alimentares:

  • Associação de minerais e vitaminas;
  • Substâncias obtidas mediante fontes naturais de minerais e/ou vitaminas;
  • Minerais e oligoelementos isolados ou combinados com outros produtos;
  • Vitaminas isoladas ou combinadas;
  • Óleo de fígado de cação e de bacalhau;
  • Óleo de germe de trigo;
  • Extratos poli-insaturados de ácidos graxos;
  • Espirulina;
  • Gelatina;
  • Lecitina de soja;
  • Levedo de cerveja;
  • Complemento à base de fibras, e algumas outras substâncias que tenham propriedades nutritivas e sejam devidamente regulamentados.

Os nutricionistas não recomendam o uso desses complementos para substituir o alimento, já que há mais nutrientes no alimento comum do que nos suplementos. Além do bom funcionamento do organismo depender de uma boa alimentação, onde englobe todos os nutrientes necessários a uma dieta adequada. No entanto, indicam para quem perde bastante caloria com o esforço físico decorrente de uma rotina de treinamento intenso e competições ou com a prática de atividades físicas. Mas também afirmam que o uso de suplementos alimentares devem ser orientados por profissionais da saúde como médicos e nutricionistas.

Conheça quais são os complementos mais utilizados:

  • Proteína;
  • Leucina;
  • Valina;
  • Isoleucina;
  • Creatina.

Na maioria das vezes esses complementos nutricionais são usados de forma errada. Por isso deve-se tomar muito cuidado ao administrá-lo, ter ciência se realmente é preciso fazer o uso e entender para que serve cada um deles. O uso da creatina por exemplo, é indicado para aumentar a energia durante o treino, mas muitos acreditam que também aumenta a massa muscular.

Apesar de alguns estudos afirmarem que há aumento de massa muscular, outros explicam que o aumento se dá por parte de edemas formados pela retenção de líquidos ocasionados pela ingestão dessa substância e não necessariamente “músculos”. Em outros casos, indivíduos fazem demasiado uso de proteínas sem saber. É simples, a pessoa faz o uso do composto proteico junto com as substâncias leucina, valina e isoleucina. Estas substâncias são cadeias de aminoácidos, todavia, proteínas são formadas por essas cadeias de aminoácidos.

Suplementos alimentares na alimentação

Mais e mais pessoas estão buscando incluir suplementos alimentares na alimentação para compensar uma dieta inadequada, numa tentativa de atender a ingestão diária recomendada. Os suplementos alimentares realmente permitem reduzir sua dependência de fontes alimentares ao suprir suas necessidades, mas devem ser tomados sob orientação médica, pois sua principal fonte de nutrientes deveria ser sempre sua alimentação.

Quando procurando por suplementos alimentares, você deve se assegurar de que adquire aqueles que possuem tantos elementos naturais quanto possível. Quando falamos sobre suplementos, é claro que parte dos mesmos será sintetizada em laboratório, mas alguns apresentam em sua composição também elementos naturais e são aqueles que possuem maior valor para o seu organismo.

E se você está procurando suplementos alimentares por não conseguir manter uma boa dieta, tente então aumentar a quantidade de frutas e verduras consumidas. Quem conhece o poder das frutas não perde a oportunidade de inseri-las em seu cardápio, seja no café da manhã, no almoço ou em um lanche. As frutas podem ser consumidas em diversos momentos, por exemplo, como uma sobremesa.

E se há um público que por vezes precisa consumir algum tipo de suplemento alimentar, é o público mais jovem, pois o seu corpo está em desenvolvimento. Alguns profissionais até aconselham o uso de suplementos alimentares para fornecer os nutrientes que precisam, mas a correção de seus hábitos alimentares é indispensável para conseguir melhores resultados a médio e longo prazo.

Outro caso bem interessante onde suplementos alimentares são bastante procurados é quando o objetivo é ganhar massa muscular. Muitos suplementos são desenvolvidos visando tal finalidade e quem os consome deve fazê-lo com cautela. É certo que em vários casos há resultados muito positivos, mas tais resultados dependem, claro, de um bom balanço entre alimentação, exercícios físicos e o consumo desses suplementos.