Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O trabalho do personal diet

Vivemos em um momento no qual existe uma grande variedade de personal, por exemplo, personal training, personal stylists, personal hairstylits, entre outros. Todos eles têm seu papel e sua importância na sociedade moderna, no entanto há um em especial que é o personal diet. Ele é de extrema relevância para todos, em especial para aqueles que desejam manter ou reduzir o peso corporal, fazer uma reeducação alimentar ou ainda obter uma consultoria pessoal sobre quais os alimentos necessários para ter uma dieta saudável e equilibrada. Mas como será o trabalho do personal diet? E qual a sua importância? É o que analisaremos nesse artigo.

 Conhecendo as principais atribuições de um personal diet

A sociedade atual de todas as partes do mundo está muito preocupada com o crescimento assustador do número de pessoas que estão muito acima do peso corporal em virtude da mal alimentação que elas têm. Outro problema grave é a falta de conhecimento de grande parte da população, notadamente das camadas mais populares, que desconhecem quais são os alimentos ricos em nutrientes, com alto valor nutritivo e pouco calóricos.

Aliado a tudo isso, muitos indivíduos desconhecem que existe uma grande variedade de enfermidades que poderiam ser evitadas com a simples adoção de uma dieta adequada. Diante de todo esse déficit, convencionou-se criar um profissional de nutrição que oferecesse aos seus pacientes um serviço que fosse totalmente individualizado, e com a possibilidade de que a consulta se realizasse no consultório ou na residência do indivíduo. Dentre as principais atribuições do personal diet estão:

Reeducação alimentar: oferecer um cardápio variado com alimentos de alto valor nutritivo para que o paciente tenha a possibilidade de fazer sua reeducação de maneira saudável.

– Atendimento personalizado: atender individualmente cada paciente ouvindo suas queixas e principais dificuldades principalmente em pacientes que estão acima do peso corporal e não conseguem emagrecer, fazendo uma avaliação junto com eles sobre o grau de dificuldade, que envolve o emagrecimento para cada tipo de pessoa.

– Orientação aos hábitos alimentares: muito parecido com a reeducação alimentar, porém um pouco diferente, a orientação de hábitos alimentares ocorre quando apessoa já fez uma reeducação alimentar e deseja mantê-la, precisando de uma orientação de um personal diet sobre quais alimentos pode substituir para manter o mesmo número de calorias dos alimentos e o mesmo valor nutritivo.

– Orientação para perda de peso corporal: quando o indivíduo está muito acima do peso corporal, obeso ou com sobrepeso, às vezes por qualquer motivo pode se sentir constrangido em sair de casa e ir até o consultório de um nutricionista. Como o personal diet, metade desse problema esta resolvido, pois ele pode ser atendido em sua própria residência. A outra parte do problema a resolver serão as orientações que o profissional lhe dará para que ele consiga perder peso e emagrecer de maneira saudável, além das instruções que deverá seguir para manter seu peso estável.

– Orientação para ganho de peso e massa muscular: enquanto a grande maioria das pessoas desejam emagrecer, algumas delas têm um único desejo: perder peso e ganhar massa muscular. Nesse caso o personal diet vai prescrever uma orientação nutricional que atenda às necessidades de seu paciente. Nesse caso, como no de perder peso, o personal diet pode trabalhar em conjunto com um profissional da área de educação física que orientará o indivíduo a prática de atividades físicas combinada com a alimentação específica para cada caso.

– Prevenção ou auxílio no tratamento doenças: o personal diet é um profissional de extrema importância para orientar seu paciente a adotar uma alimentação com os alimentos adequados para prevenir determinados tipos de enfermidades ou mesmo para auxiliar no tratamento de alguma doença que porventura já estejam em curso. A nutrição adequada exerce um papel muito relevante, pois tudo que o ser humano consome possui nutrientes que são responsáveis pelos vários mecanismos que ocorrem no corpo humano e que podem ou não potencializar um estado patológico, ou então auxiliar em sua cura. Um exemplo bem simples é no caso da pessoa com predisposição para diabetes, se ingerir muito açúcar poderá desenvolver a doença mais cedo ou mais tarde, em contrapartida se o indivíduo consumir salmão que é um peixe rico em ômega 3 uma substância muito benéfica ao organismo, estará evitando muitas enfermidades.

Considerações finais

O personal diet é um profissional que faz um atendimento individualizado para as pessoas que assim o desejar e atua desde a elaboração de cardápios e listas de compras até a orientação para perda ou ganho de peso e quais os alimentos que podem auxiliar na prevenção de patologias. No entanto, para maiores informações sobre os serviços do personal diet vale a pena um contato direto com ele.

Por Salete Dias