Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O que é nutrição funcional?

nutrição funcional é aplicada com auxílio da ciência das células humanas com os nutrientes necessários para o corpo humano, procurando estabelecer um equilíbrio da saúde de uma pessoa, com ajuda de um diagnóstico individual. Bem diferente da ideia que muitas pessoas pregam que os alimentos saudáveis são bons e necessários para todas as pessoas.

Quando na realidade a individualidade bioquímica existe, logo um alimento que contém determinado nutriente pode ser beneficente para um individuo, e já para outro pode apresentar alguns problemas. Por causa disso a nutrição funcional tem como característica a avaliação de determinado paciente, a fim de poder encontrar melhoria na qualidade de saúde através de exames clínicos especiais com objetivo de prevenir futuros problemas, e com ajuda da observação e análise de sintomas de doenças que o mesmo já possui.

Mas como funciona? Funciona a partir da análise de dados importantes que são coletados pelo profissional, levando em consideração as características principais do indivíduo. Daí é feito um cardápio ou uma dieta especial para aquele paciente, nesta dieta estarão os nutrientes que ele mais necessita para a otimização do combate contra doenças crônicas e da sua disposição aliado a outros fatores.

Essa avaliação pode ser feita mediante a análise dos seguintes fatores como estilo de vida, genética, hábitos alimentares e sinais ou sintomas de algum problema de saúde. Onde a nutrição funcional busca a aplicação de nutrientes específicos para auxiliar no equilíbrio do corpo humano, de modo individual e personalizado.

O seu plano alimentar é esboçado com alimentos que contém principalmente as vitaminas com propriedades antioxidantes, pois são elas que ocasionam a manutenção e recuperação das funções vitais do nosso corpo. Mas porque na nutrição funcional é preciso uma análise individual?

Essa análise individual surge da ideia de que não pode universalizar os alimentos como saudáveis para toda a sociedade, como já citado anteriormente, um alimento que possui nutriente x pode ser bom para uma pessoa, mas para outras pode provocar efeitos diferenciados, de acordo com o metabolismo e condição genética dos seres humanos.

Diferentemente das diversas dietas que conhecemos, a nutrição funcional busca elaborar um cardápio personalizado individualmente, com base nos dados posteriormente reunidos e recolhidos. São incluídos nesse esquema alimentar horários pré-estabelecidos, orientações sobre a melhor forma de ingerir os alimentos. É incluso também vitaminas e minerais, alimentos ricos em outros nutrientes, visando que o organismo esteja em pleno bom estado de saúde.

Uma doença que a nutrição funcional pode ser uma grande aliada, é no combate a obesidade, pois a mesma pode ser tratada não como um relação entre quantidade de caloria, mas sim com características de alimentos que contem propriedades restritivas. Observando a doença como um problema que tem disposição e influência das toxinas ambientais e desequilíbrio do metabolismo.

Além disso pesquisas científicas provam que a maioria das doenças crônicas atuais estão completamente relacionadas a elaboração de refeições e dieta inapropriada juntamente com os efeitos ambientais como a poluição, acrescido ainda da suscetibilidade genética. A boa saúde é imprescindível e extremamente essencial para a nutrição funcional, pois a mesma não enxerga somente a ausência de problemas de saúde de um individuo.

Aveia – alimento importante em algumas dietas funcionais

Apesar de não podermos generalizar os alimentos como bons ou ruins em uma dieta funcional, a aveia é um alimento que é bem tolerado pelo organismo da maioria das pessoas e garante diversos benefícios as mesmas. Portanto, caso você não apresente nenhuma restrição quanto o consumo desse alimento, atente-se as principais características da aveia. No entanto, caso você seja intolerante ao glúten, esse alimento deve ser excluído da sua dieta.

aveia é um alimento que se caracteriza como um cereal integral. Esse cereal é extremamente rico em fibras e em alguns tipos de minerais como cálcio, zinco, ferro entre outros. Além disso, também se pode encontrar na aveia um alimento fonte de carboidratos, proteínas e algumas vitaminas.

Como se pode observar a quantidade de substâncias encontradas na aveia são muito grandes, logo ela se caracteriza por ser um alimento altamente nutritivo. A aveia é um alimento que está associado as dietas saudáveis e a qualidade de vida.

Benefícios da aveia na alimentação

  • O seu tão conhecido efeito no trânsito intestinal é proporcionado pela presença das fibras que estão nesse alimento. Elas auxiliam para que o intestino funcione da forma melhor possível, para aqueles indivíduos que apresentam constipação intestinal a aveia é um alimento indispensável;
  • Ainda mediante a presença das fibras, a aveia promove no organismo uma redução da absorção do colesterol e também do açúcar. Pesquisas comprovam que o consumo diário de aveia auxilia na redução dos níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea;
  • A aveia é um alimento essencial para quem deseja perder peso. Pois além de possuir pouquíssimas calorias ela é um alimento que contém fibras que auxiliam no aumento da sensação de saciedade, fazendo dessa forma com que o indivíduo permaneça saciado até a próxima refeição;
  • As doenças cardiovasculares também podem ser evitadas com o consumo da aveia, o processo da aterosclerose onde as placas de gorduras são formadas pode ser evitado pela presença da aveia no organismo;
  • Por ser fonte de carboidratos, a aveia é considerada uma importante fonte energética. A energia fornecida pelos carboidratos é fundamental na execução de todas as atividades diárias;
  • Com o consumo da aveia também se pode obter uma melhoria significativa no sistema nervoso que reflete na capacidade de concentração e desenvolvimento mental, isto ocorre mediante a presença de vitaminas e minerais que compõe este alimento.

Aveia

Vale ressaltar que a aveia é um alimento completo e que apresenta diversos benefícios à saúde, além disso é possível encontrar esse alimento no mercado de diversas formas como farelos, farinhas e flocos; o melhor de tudo, é que todos eles podem ser adquiridos por um baixo custo.

A utilização da aveia na culinária vai desde a adição da mesma em vitaminas, mingaus, sucos, bolos, iogurtes, achocolatados entre outros alimentos que podem ter a aveia adicionada em diversas preparações.