Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

O potássio

As pessoas de um modo geral já ouviram falar que  o potássio é um elemento químico de extrema importância para os seres humanos sendo muito encontrado nas hortaliças que consumimos, além de contribuir de maneira significativa para o crescimento das plantas. Vejamos então quais as principais características desse importante mineral chamado potássio.

Características principais

Descoberto no ano de 1807 pelo cientista Humphry Davy, o potássio é um elemento químico alcalino, de aparência prateada e cujo símbolo é K. O potássio esta presente em abundância na natureza sendo encontrado principalmente em águas salgadas. Apresenta a propriedade de oxidação muito rápida com o oxigênio do ar atmosférico e também reage  em maio aquático sendo bem similar quimicamente ao mineral sódio.

Verificado a partir da eletrólise do hidróxido de potássio ele é considerado o segundo metal mais leve sendo bem maleável em sua estrutura. O potássio bem como os outros metais alcalinos desprendem hidrogênio ao reagirem com água além de haver a possibilidade dele inflamar-se de maneira espontânea em sua presença.

Principais aplicações do potássio e ação biológica

De acordo com estudiosos, o potássio é um mineral que é usado nas células fotoelétricas dos organismos vivos. O peróxido de potássio é utilizado em aparelhos respiratórios principalmente de bombeiros; o cloreto de potássio é utilizado como fertilizante de solos; o nitrato de potássio além der ser empregado para fertilização também pode ser utilizado na produção de pólvora, o cloreto de potássio se usado em injeções pode levar a morte através da parada cardíaca.

O carbonato de potássio  é usado na produção de cristais. Os chamados sabões moles parecidos com um creme para barbear são os produzidos à base de potássio. A ação biológica do potássio se faz presente através de sua presença nas extremidades cromossomiais conhecidas como telômeros que estabilizam essa estrutura através do íon K positivo.

O hexaidratado  tem  a capacidade de estabilizar o DNA e o RNA para compensar os grupos de fosfatos com cargas negativas. A importância do potássio para a transmissão do impulso nervoso é devido as concentrações de K com carga positiva com alta concentração no interior  das células e pouca no  seu exterior.

De acordo com especialistas quando há uma diminuição do potássio no sangue a pessoa apresenta um quadro de hipopotassemia.

Alimentos ricos em potássio

Os profissionais da área de nutrição informam que os principais alimentos ricos em potássio e que devem ser consumidos pelas pessoas são: as hortaliças, como por exemplo a couve-flor e a beterraba, e as frutas como por exemplo o damasco, a banana, o pêssego, a ameixa e a cereja.

Como o potássio é um mineral de extrema importância para o crescimento das plantas, ele é um dos três minerais que são ingeridos em maior quantidade. Outro importante aspecto do potássio é que seu íon está presente na grande maioria dos solos e são importantes também para a respiração.

Principais problemas causados pela carência de potássio

Segundo os especialistas as principais manifestações clinicas do déficit de mineral potássio no organismo dos seres humanos são: constipação intestinal, problemas  de acne, sensação de fraqueza muscular, falta de sono, nervosismo, dificuldade em respirar, fracos batimentos cardíacos e aumento na retenção de sal pelo corpo.

O excesso de potássio na forma de nutriente é denominado hiperpotassemia ou hipercaliemia é provoca nos homens sensação de fraqueza e dificuldade em articular palavras ou frases. Vale ressaltar que na presença de alguns desses sintomas um profissional da área de saúde deverá ser consultado.

Por Salete Dias