Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Nutrição no Combate à Celulite

Os profissionais especializados em nutrição são unânimes em afirmar que a alimentação exerce um papel fundamental no combate à celulite. As mulheres são mais propensas ao aparecimento do problema devido às alterações hormonais do ciclo menstrual, da gestação  e da disposição adiposa que existe no corpo feminino.

Segundo estatísticas,  a celulite é um problema que atinge cerca de noventa por cento das mulheres, mesmo as que são mais jovens e que estão com o peso adequado.

Definição de celulite

Para combater o problema, primeiro é preciso entender o que ele significa. Segundo especialistas, a celulite é um alteração na região superficial da pele, conhecida pelo seu aspecto casca de laranja. A celulite pode surgir em qualquer região corporal com exceção dos pés, mãos e couro cabeludo da pessoa.

As áreas do corpo onde aparecem com mais frequência são os glúteos, abdômen, coxas e braços. A intensidade de seu aparecimento varia  de pessoa para pessoa, podendo ser classificada em vários graus. A celulite se localiza no corpo feminino pela influência dos  hormônios, que determinam o local onde serão acumulados os lipídios e as células adiposas.

Comportamentos que influenciam no combate à celulite

Para as pessoas que desejam prevenir o aparecimento da celulite, algumas atitudes devem ser tomadas para que o problema possa ser minimizado, como exemplo: Elas devem ter uma nutrição adequada, praticar atividades físicas com regularidade e tomar cuidado com  a ingestão de determinados alimentos que possam comprometer o bom funcionamento intestinal. Segundo especialistas, a nutrição tem um papel muito importante no tratamento e principalmente, na prevenção da celulite.

Como a maioria das pessoas que não são orientadas por profissionais especializados e possuem uma alimentação inadequada com o consumo  de comidas gordurosas, ingestão excessiva de sal e de carboidratos, elas podem apresentar o problema pois  esses comportamentos contribuem de maneira significativa para o surgimento da celulite.

Função da nutrição no combate à celulite

A nutrição adequada desempenha um papel fundamental no combate e prevenção do aparecimento da celulite. Uma alimentação balanceada tem como objetivos principais: Promover o bom  funcionamento do intestino, reduzir a retenção de água no organismo e diminuir a quantidade de tecido adiposo. Para que  isso ocorra, os especialistas orientam que a dieta deve ser rica em fibras e pobre em gorduras, e o consumo de vegetais e carboidratos simples como o macarrão, arroz branco e batata devem ser substituídos na dieta pelos produtos integrais.

Vale ressaltar que a perda de peso também auxilia no tratamento da celulite. Por isso, deve ser feito um programa especial personalizado, priorizando o tratamento para cada pessoa. De acordo com os especialistas, não há uma solução definitiva no combate à celulite, no entanto se forem seguidas essas regras, é possível conseguir um bom controle do problema.

Orientações Gerais dos Especialistas

De acordo com os profissionais espacializados em nutrição e medicina, algumas orientações básicas se forem seguidas podem auxiliar no controle da celulite, entre elas: Consumir alimentos integrais diariamente, pois eles ajudam na absorção de gordura pelo organismo, além de melhorar o funcionamento intestinal;  Ingerir habitualmente verduras e frutas;

Beber muita água ao longo do dia, pois ela melhora a hidratação dos tecidos, reduzindo a retenção hídrica; Evitar o consumo excessivo de sal; Dar preferência a grelhados ou alimentos cozidos e assados ao invés de frituras; Evitar a ingestão de alimentos gordurosos.

Nutrição Funcional

A nutrição funcional é mais uma aliada no combate à celulite e se constitui no tratamento individual com base na bioquímica de cada pessoa. Em virtude disso, o equilíbrio orgânico é mantido e há uma prevenção contra as enfermidades. Vale ressaltar que vários fatores podem contribuir para o surgimento da celulite, entre eles os hábitos alimentares.  E para que o tratamento seja feito é necessário retirar os alimentos que não são saudáveis para a pessoa, fazendo uma espécie de desintoxicação e incluir novos alimentos adequados ao organismo, levando-se em conta a avaliação personalizada de cada indivíduo.

Segundo especialistas, as complicações intestinais são uma das causas principais do aparecimento da celulite. Outras como os alimentos alergênicos, também desempenham um papel importante na formação do problema. Cada indivíduo apresenta sua individualidade bioquímica, além de sensibilidades alimentares, e às vezes as pessoas podem ingerir uma alimentação inadequada ao seu organismo, comprometendo e desequilibrando o trato intestinal, ocasionando vários problemas inflamatórios como a celulite.

A nutrição é muito importante para combater à celulite pois existem vários alimentos bons para auxiliar nesse processo, entre eles: Os que contenham manganês e cobre como castanha-do-pará, soja, azeite de oliva extra virgem, entre outros. Os alimentos que contém Betacaroteno e Vitamina A como cenoura, tomate, mamão e abóbora, que fornecem nutrientes para ativação do metabolismo corporal, além de possuir propriedades antiinflamatórias. Em caso de dúvidas, consultar um especialista é sempre recomendado.

Por Salete Dias