Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Nutrição e Sono

Muitas pessoas não sabem da importância da nutrição, quando vão dormir. Os alimentos ingeridos antes do sono, às vezes contribuem ou para uma noite tranquila, ou para uma desagradável insônia,dependendo do que é consumido pelo indivíduo antes de ir para a cama. O período em que a pessoa está descansando o corpo físico, o chamado sono é fundamental para as funções biológicas do organismo humamo. Trata-se na realidade de uma atividade com tempo de duração variável,sendo que as crianças costumam dormir mais tempo que as pessoas idosas. Uma noite de sono tranquila, é essencial para que o  corpo e a mente do indivíduo,consigam se recuperar das atribulações do dia.

Influência da nutrição no sono

De acordo com especialistas, os alimentos que os indivíduos consomem antes do sono, exercem uma grande influência sobre seu organismo. Por exemplo, caso o indivíduo coma em excesso, ou então durma com fome, pode apresentar insônia, que é a incapacidade de conseguir dormir por todo o período noturno, podendo se manifestar desde o momento inicial do sono até o final. A insônia  pode também ser resultado de uma determinada doença, ou de fatores psicológicos como depressão, estresse ou ansiedade. Para que o indivíduo consiga melhorar a qualidade de seu sono, deve descobrir e superar a causa desse transtornos, por isso é de suma importância ter cuidado com a nutrição, e com as atitudes tomadas diariamente e que se configuram em hábitos.

Existe no organismo humano, um indutor natural do sono, que é o aminoácido  triptofano, cuja função é aumentar a quantidade de uma substância conhecida como serotonina, que é uma espécie de sedativo do cérebro humano. Por isso,se a nutrição do indivíduo for baseada em alimentos ricos em triptofano, com certeza dormirá bem. Se ao contrário,  a pessoa antes de dormir, consumir alimentos ricos em gordura, a consequência será mal digestão e azia, que  são problemas desagrádaveis que com certeza vão interferir no sono.

Consequências dos hábitos alimentares no Sono

Segundo profissionais especializados em nutrição, existem alguns hábitos que as pessoas apresentam e que dificultam seu período de sono, porém eles podem ser modificados para que o indivíduo consiga dormir bem, sem a necessidade de medicação indutora de sono. Dentre as orientações dos especialistas, estão as seguintes:

  • Evitar Bebidas que estimulem o Sistema Nervoso Central

Os nutrionistas são unânimes em  afirmar que bebidas consideradas estimulantes, devem ser evitadas antes das pessoas dormirem, para que elas tenham o sono tranquilo. Como exemplo dessas bebidas, estão: Café, guaraná, chocolate, alguns tipos de chás e refrigentes. Isso ocorre, porque esses alimentos são ricos em cafeína e xantina, que são substâncias estimulantes do sistema nervoso central do indivíduo. O ideal é evitar o consumo  de alimentos ou bebidas, no mínimo quatro horas antes da pessoa começar a dormir.

  • Redução do Consumo de Alimentos Muito Calóricos

Outra medida que deve ser adotada por pessoas que desejam ter uma noite de sono tranquila, é reduzir o consumo de alimentos ricos em gordura. Quando o indivíduo ingere pouca comida e com menos calorias, o processo de digestão é facilitado, melhorando a qualidade do sono, e evitando que haja armazenamento de gordura, proveniente da alimentação ingerida, uma vez que o metabolismo do corpo humano fica mais lento no período noturno.

  • Outros Hábitos que Devem ser Evitados

Outros hábitos não recomendáveis são: Ingerir grande quantidade de bebidas alcoólicas, comer alimentos com muito condimento, temperos muito fortes ou com molhos bastante calóricos, poucas horas antes de dormir; Elevada quantidade de água ingerida antes de ir para a cama, pode fazer com que a pessoa interrompa o sono para ir ao banheiro; Fazer exercícios físicos de grande impacto, antes de dormir; Preocupações excessivas ou estresse, também podem contribuir para a insônia;  Uso de determinados tipos de medicações, também podem ter influência sobre o sono do indivíduo.

Hábitos que Devem ser Adquiridos

Os especialistas orientam que existe a possibilidade da pessoa que sofre de insônia, conseguir ter uma noite de sono tranquila, sem precisar fazer uso de medicações indutoras de sono,somente com a mudança de alguns hábitos nutricionais. Dentre alguns estão: Tomar um copo de leite morno, associado ao consumo de quantidades moderadas de alguns carboidratos como aveia, pão ou torrada. O leite  contém triptofano que é um aminoácido, que leva à indução do sono naturalmente, além do relaxamento muscular; Um período de silêncio antes de dormir de mais ou menos meia hora pode auxiliar às pessoas a terem um sono tranquilo; Escolher uma posição confortável na hora de dormir, evitando uso de computadores ou outros estímulos que possam aumentar a atividade mental.

Por Salete Dias