Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Necessidades nutricionais do idoso

Não podemos escolher não envelhecer, mas podemos escolher ter uma velhice (ou melhor dizendo, terceira idade) mais saudável e feliz, e algumas pessoas idosas são muito felizes. Qual o segredo daqueles que conseguem ter uma terceira idade mais alegre, até mesmo que muitos jovens? É pouco provável que uma terceira idade feliz seja consequência de um único fator, mas com certeza um dos fatores que possuem grande influência é a alimentação. Neste artigo abordaremos entre outros assuntos, as necessidades nutricionais do idoso.

Necessidades nutricionais do idoso

Com o tempo, quando estamos mais velhos, nosso ritmo de atividades reduzem-se bastante e passamos a sentir menos fome. Entretanto isso pode ser uma grande armadilha, levando-nos a abdicar de uma refeição muito importante: o café da manhã. É muito importante que o café da manhã não seja ignorado, pois sendo esta a primeira refeição do dia, ela é responsável por repor a energia consumida durante as horas do sono bem como nos preparar para as próximas horas de atividade pela manhã.

Mesmo com a sensação de fome reduzida, é muito importante que as três refeições principais do dia (café da manhã, almoço e jantar) sejam mantidas, bem como pelo menos um lanche, que pode ser, por exemplo, no horário da tarde. Cada uma dessas refeições não precisa conter grandes quantidades de alimentos – podem ser pequenas porções mesmo, mas é importante que nenhuma delas seja ignorada.

Geralmente nessa idade começamos a sentir os problemas causados pela deficiência de cálcio, de tal forma que um suplemento de cálcio pode ser indicado pelo seu médico. Informe-se com o mesmo a respeito de suplementos de cálcio, antes mesmo que os sintomas da desmineralização óssea comecem a aparecer.

Uma boa nutrição pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de certos problemas de saúde que afetam as pessoas na terceira idade, como doenças coronárias, diabetes tipo 2 ou até mesmo câncer. Além disso, uma boa nutrição ajuda a manter o corpo mais saudável e com mais disposição, ajudando assim a combater até mesmo a ansiedade e a depressão.

É importante também o consumo de alimentos ricos em vitamina B12. Essa vitamina possui vários papéis importantes em nosso organismo, participando do metabolismo celular, formação de células sanguíneas, estímulo do apetite e na capacidade de memorização, equilíbrio e concentração. Caso não se consiga concentrações suficientes nos alimentos, há suplementos alimentares que são ricos em cálcio e vitamina B12, o que pode ser bastante útil na reposição dos mesmos.

Dicas de nutrição para idosos

Pessoas que precisam tomar certos medicamentos precisam atentar-se quanto às indicações feitas na bula dos mesmos, por qualquer que seja a razão, é importante que siga todas as instruções médicas, inclusive quanto for tomar o seu remédio em jejum ou após uma refeição ou lanche. Há chás que podem prejudicar ou reforçar os efeitos de alguns medicamentos, então antes de tomar algum chá é bom saber qual o impacto do mesmo sobre o medicamento que está a usar. Se a alimentação for feita em consonância com as recomendações para aquele remédio, os efeitos benéficos serão ampliados ainda mais.

Desenvolver bons hábitos alimentares é com certeza o primeiro passo para uma vida muito mais saudável. Você sabe quais alimentos são mais saudáveis e, por isso, mais recomendáveis para o seu dia-a-dia? Seja você também a prova viva de que sempre podemos aprender algo novo e assim melhorar nossas vidas.

Educação em todos os seus aspectos sempre é importante, e a educação alimentar torna-se ainda mais importante, pois dela dependerá a saúde de nosso corpo. Suas refeições contemplam alimentos de todos os grupos apresentados na pirâmide alimentar, proposta americana que simplifica a compreensão da base para uma boa educação alimentar? Não se deixe levar por aqueles que desencorajam você dizendo que não mais é possível aprender coisas boas, você sempre estará apto para aprender algo legal.

Doces podem ser muito tentadores, mas você precisa entender que o consumo desregrado deles pode levar a vários problemas de saúde. O açúcar (glicose) é uma importante fonte de energia para o nosso corpo, mas que precisa ser armazenado na forma de glicogênio, e se o corpo não conseguir realizar tal conversão de forma eficiente, muito do açúcar pode permanecer ainda sob a forma de glicose em nosso sangue. Existem outros alimentos que podem oferecer a mesma energia e não representam tantos riscos à nossa saúde.

Outra dica interessante para quem quer ter uma vida mais saudável é, sempre que possível, realizar suas refeições ao lado das pessoas com quem gosta de estar. Aproveite esse momento para convidar amigos para um lanche bem animado em sua casa. Tente seguir esta regra e busque sempre fazer suas refeições ao lado de outras pessoas. Procure esquecer as refeições realizadas sozinho, pois é muito melhor para a sua saúde quando realiza suas refeições ao lado de amigos. Uma boa ideia é fazer um almoço no fim de semana e convidar toda a sua família. Uma refeição ao lado de amigos pode ser uma ótima hora para “colocar a conversa em dia”.

Não se limite a comer somente aquilo que você já conhece. Você pode experimentar novas receitas e ainda assim ter uma dieta equilibrada e adequada para as suas necessidades. Você pode aproveitar a oportunidade e jantar em um restaurante diferente, unindo o útil ao agradável. Não cometa o erro de ignorar a oportunidade de conhecer novos pratos saudáveis. Quem procura novas opções gastronômicas que estejam adequadas às suas necessidades, com certeza não se arrepende. Se desejar, peça indicações de pratos diferentes a amigos e familiares, surpreenda-se experimentando algo novo.

Viu só como não é muito difícil modificar a sua rotina e tornar sua alimentação ainda melhor? Cada dica apresentada aqui pode ajudá-lo a ter uma vida muito mais saudável e feliz. Seja ao lado de amigos em casa, ou sozinho em um restaurante, torne cada momento de suas refeições algo ainda mais importante. Não importa se você é vegetariano ou se “come de tudo”, o importante é que você deve balancear bem as suas necessidades nutricionais.