Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Motivos da Elevada Ingestão de Alimentos no Inverno

Todos já ouviram alguém falar que na estação do inverno quando a temperatura esta mais baixa e o frio mais intenso, costuma-se sentir mais fome. Mas será que esse é um problema do organismo humano ou será que é somente uma impressão que as pessoas tem de que a fome aumenta no frio. Quais as causas da elevada ingestão de alimentos no inverno?

Vontade de Comer e Ingestão de Alimentos

Para alguns especialistas na área a vontade de comer é diferente  da real necessidade da ingestão de alimentos que é resultante do consumo de nutrientes importantes para o metabolismo do organismo humano. O cérebro de todas  as pessoas apresenta uma área que é responsável pela saciedade e outra pela fome. Alguns estudos científicos  que foram realizados de maneira experimental revelaram que  a área responsável pela sensação  de fome pode ser inibida pelo calor, enquanto que a região do centro da saciedade é inibida pela sensação de frio.

De acordo com os estudiosos, os seres humanos perdem calor em maior quantidade quando eles estão em um meio líquido do que quando estão ao ar livre, daí a sensação de fome que o indivíduo tem se ele permanecer por várias horas dentro da água de uma piscina, por exemplo.  Em contrapartida quando  a pessoa corre por muito tempo, a primeira sensação que tem é de sede e não de fome.

Alimentos Térmicos

Os profissionais especializados informam que quando a pessoa ingere alimentos, a absorção dos nutrientes contidas na comida e o processo de  digestão produzem uma quantidade determinada de calor, que é chamado de efeito térmico. Quando o bebê chora porque sente fome, e a mãe o amamenta depois de um período de tempo ele começa a suar, ou seja o calor emitido  faz com que a vontade de se alimentar diminua e ele acaba ficando saciado e adormece.

Por analogia, a prática de atividades físicas também contribui para a inibição da vontade de comer, já que ela  aumenta a temperatura corporal dos indivíduos. Porém, no inverno, quando as pessoas sentem frio, há uma perda do calor que traz prejuízo ao centro inibidor da fome. Por isso, mesmo quando as pessoas ingerem alimentos e produzem calor, elas apresentam uma maior facilidade em perder esse calor para o ambiente onde se encontram. É por esse motivo também, que quando os indivíduos estão com frio no inverno eles costumam ingerir uma quantidade maior de bebidas alcoólicas que tem uma grande capacidade de produzir calor, como o conhaque, por exemplo.

Em resumo, a vontade de ingerir mais alimentos  quando o tempo está frio, na maioria das vezes não é a necessidade do corpo pelos nutrientes contidos nessa alimentação, mas o resultado mais lento da comida ingerida em determinar a elevação da temperatura corporal, que é responsável pela inibição da vontade de comer. Em virtude disso, no inverno as pessoas costumam procurar alimentos que tenham  a capacidade de produzir de maneira mais rápida o calor. Esses alimentos são geralmente  os que apresentam uma quantidade bem maior de gordura.

Dieta no Inverno

A temperatura corporal seja no inverno ou verão é de 36,6º em média e com temperaturas mais frias o corpo tem de produzir mais calor para promover a manutenção dessa temperatura ideal, o que resulta na aceleração do metabolismo. Por isso, para muitos especialistas o  inverno é estação mais propícia  para restringir o consumo de alimentos muito calóricos e iniciar uma dieta alimentar com a finalidade de perder excesso de gordura corporal. Por isso, alguns profissionais sugerem que as pessoas sigam algumas recomendações para manter uma alimentação saudável, entre elas:

-Procurar consumir os alimentos quando ainda estão quentes, pois essa atitude ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.
– As refeições consumidas podem ser feitas com pratos com temperos picantes como alecrim, manjerona, cebola, alho, gengibre, páprica e pimenta-do-reino, entre alguns pois eles favorecem a sensação de calor, além de serem substâncias pouco calóricas
– As pessoas devem abusar da quantidade de sopas quentes ingeridas, pois elas tem poucas calorias e podem desintoxicar em alguns casos, o organismo humano.
-Outra sugestão é fazer a substituição do famoso chocolate quente muito consumido no inverno, por um chá bem quente, lembrando que atualmente há várias opções saborosas da bebida disponíveis no mercado.                      – Para os que gostam de bebidas alcoólicas  a opção ideal é beber uma  taça de vinho enquanto a pessoa estiver jantando, por exemplo. Segundo especialistas o vinho é rico em antioxidantes que tem a propriedade de proteger o coração dos indivíduos.

Vale ressaltar que qualquer tipo de dieta de emagrecimento em qualquer estação do ano deve ser feita somente sob a orientação de um profissional especializado em nutrição.

Por Salete Dias