Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Mitos ou verdades?

Desde pequeno somos acostumados a ouvir que determinados tipos de alimentos fazem bem ou mal a  saúde, engordam ou emagrecem, curam determinada doença; enfim o que não falta são histórias que cercam os alimentos e levam algumas pessoas a terem dúvidas sobre o real impacto do produto na saúde.

Neste artigo traremos mitos e verdades que são bem comuns a população e que sua grande maioria tem raízes em culturas, crenças, tabus e religiosidade. O que chama a atenção é que a maioria dos mitos que cercam os alimentos não tem fundamentos científicos.

Mito ou verdade?

Chocolate causa acne? – Não existe fundamentos científicos para essa afirmação,  a relação que pode haver para essa idéia é que alimentos gordurosos tornam a pele oleosa. Mas o que na maioria dos casos leva o apareciemnto das acnes são alteraçãoes nos hormônios e estresse. Caso o seu dermatologista afirme que o chocolate é o causador do aparecimento das suas acnes, é porque você está ingerindo grande quantidade de chocolate e isso não faz mal só para a pele mas para todo o organismo.

Algumas pessoas nasceram para ser obesas? – O que existe na verdade é uma tendência que a hereditariedade promove, algumas pessoas comem bastante e não engordam já outras engordam facilmente quando isso pode ser observado na família trata-se da influência  genética. No entanto, cabe ao indivíduo manter hábitos de vida saudáveis que ele não será obeso por conta da família.

Não comer, ajuda a emagrecer? – Esse mito aos poucos vem sendo extinguido, muitas pessoas já sabem que para emagrecer com saúde é necessário comer sempre alimentos saudáveis e pouco calóricos, a falta de alimento no organismo dificulta o emagrecimento na medida em que torna o metabolismo lento.

Comer carne vermelha faz mal a saúde? – A carne vernelha é uma excelente fonte de ferro, zinco e proteína. O que muitas pessoas tentam com essa afirmação é incentivar o consumo de carnes brancas, peixe principalmente.  O importante é variar o cardápio consumir carnes brancas e vermelhas e dá preferência a carnes cozidas e grelhadas.

Manga com leite faz mal – Caso a manga e o leite não estejam estragados, comer estes alimentos não faz mal. Ao que parece esse mito foi originado na época dos escravos, para impedir que eles comessem juntos esses dois alimentos. Não há uma evidência científica que comprove  que consumir manga com leite faz mal.