Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Mitos e verdades sobre a alimentação infantil

Muitos pais se deparam diante de muitas dúvidas com relação a alimentação das crianças. As pessoas, principalmente as mais velhas, expressam suas opiniões a respeito de diversos aspectos da dieta infantil quanto ao que a criança  pode ou não pode comer, e acabam por deixar os pais muita das vezes desnorteados quanto a alimentação do filho, além  disso a própria pessoa possui dúvidas e incertezas sobre os mitos e verdades sobre a alimentação infantil que precisam ser esclarecidos.

Mitos e verdades sobre a alimentação infantil

Gemada é bom para deixar a criança forte e saudável: Mito. A gemada foi utilizada por muitas pessoas com esse objetivo, no entanto sabe-se que atualmente está proibido o consumo de qualquer produto que contenha ovo cru. Ao ingerir ovos crus a pessoa pode contrair uma bactéria chamada Salmonela que representa um elevado risco a saúde principalmente ao organismo da criança que é mais frágil quando comparado ao de um adulto.

Em qualquer idade as crianças podem consumir mel:  Mito. O mel era amplamente utilizado em crianças de todas as idades até algum tempo atrás, quando houve nos Estados Unidos o surgimento de botulismo em uma criança que havia ingerido mel antes de completar um ano de idade, isso ocorreu porque o organismo de uma criança com menos de um ano de vida não está preparado para combater os esporos do “Clostridium botulinum”. Dessa forma, recomenda-se que as crianças não recebam mel antes de completar um ano.

Os lanches entre as refeições são proibidos par as crianças: Mito. Na verdade as principais refeições da criança devem ser intercaladas com pequenos lanches, a qualidade desses lanches devem ser prezadas, ou seja, é importante que sejam oferecidos frutas, biscoitos, sanduíches entre outros. Claro que, a depender da disposição da criança em realizar as refeições, a quantidade desses lanches deve ser reduzida. No entanto, eles não deixam de ser necessários já que auxiliam na obtenção de vitaminas e minerais que são essenciais ao desenvolvimento da criança.

Leite fermentado faz bem ao intestino: Verdade. Os lactobacilos presentes no leite fermentado auxiliam na reparação da flora intestinal em casos de diarreias e também auxiliam em um melhor funcionamento do intestino.

Comer frutas com casca faz bem a saúde: Verdade. Claro que não é todos os tipos  de frutas que podem ser consumidas com casca , no caso daquelas que podem ser ingeridas com a casca é melhor consumi-la dessa forma pois a casca da fruta contem uma grande quantidade de fibras, além disso algumas vitaminas e minerais também se concentram na casca da fruta. Uma alimentação rica em fibras ajuda a prevenção da constipação intestinal, problema este que é muito comum em algumas crianças.

Todas as crianças precisam de suplementos alimentares: Mito. Algumas crianças precisam de suplementos alimentares no entanto elas devem passar por uma avaliação médica ou nutricional para que isso seja decidido. Nem todas as crianças precisam de suplementos, é ideal que as crianças obtenham os nutrientes que precisam através da alimentação.

Esperamos que algumas dúvidas que envolvem os mitos e verdades sobre a alimentação infantil sejam esclarecidas através deste artigo.