Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Mente e corpo saudáveis através da alimentação

Uma dieta saudável tem muitos benefícios. Você pode adicionar anos à sua vida, e vai se tornar mais apto fisicamente. Seguindo algumas orientações simples, você pode melhorar o corpo e a mente de modo extraordinário Este artigo contém dicas sobre como manter mente e corpo saudáveis através da alimentação.

Mente e corpo saudáveis através da alimentação

Aumente a quantidade de vegetais de folhas verdes em sua dieta. As folhas verdes são ricas em fibras e elas são fontes de vitamina C, magnésio, potássio e ácido fólico. Estudos têm demonstrado que uma dieta rica em vegetais de folhas verdes pode reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. Elas também são uma grande fonte de ferro e cálcio, que possuem poucas calorias e alto valor nutricional, tornando-os alimentos ideais em qualquer tipo de dieta saudável.

As frutas podem fornecê-lo as fibras e vitaminas que seu corpo necessita. Elas são uma boa alternativa para satisfazer qualquer desejo de açúcar. As frutas contêm muitos antioxidantes e ajudam o corpo a criar imunidade contra muitas doenças. Elas são ricas em vitaminas, minerais e muitos micro-nutrientes que ajudam a promover o aumento das massas celulares.

Escolha os cereais que são feitos a partir de grãos inteiros, em vez de cereais refinados. Os cereais refinados têm suas partes externas e internas removidas durante o processamento, retirando suas propriedades nutricionais. Os cereais integrais retêm todos os seus componentes, ficando assim com todos os nutrientes e com substâncias essenciais a saúde como as fibras. Dessa forma, os produtos feitos de cereais integrais são naturalmente mais nutritivos do que os produtos feitos a partir de açúcares e gorduras processadas.

Evite adicionar calorias desnecessárias sem nenhum valor nutricional a sua alimentação. Estas calorias desnecessárias levam ao ganho de peso corporal. É bem melhor evitar alimentos que contenham grande quantidade de açúcares refinados e gorduras, em especial as gorduras saturadas. Em vez disso, concentre-se em gorduras saudáveis, como azeite de oliva e óleo de peixe.

A água é uma parte muito importante de sua alimentação. Suas células precisam de água para viver e se manterem saudáveis. Quando o corpo está desidratado, ele enfraquece e se torna vulnerável à doença. Beba cerca de oito copos de água todos os dias para se manter hidratado.

As carnes são uma importante fonte de proteína e de ferro de alta biodisponibilidade, mas você deve evitar as carnes que são ricas em gordura saturada. Em vez disso, coma carnes grelhadas ou assadas e sem a gordura aparente, outras boas opções de carnes são os peixes e aves. Quando você come carnes magras, você pode obter a proteína sem a gordura.

Nozes e iogurte são bons alimentos para os lanches. As nozes são grandes fontes de ácidos graxos essenciais e são benéficas para o coração. O iogurte é rico em proteínas e bactérias boas para o seu sistema digestivo. Mantendo nozes e iogurte como uma alternativa para o lanche, isso vai impedi-lo de pegar um lanche não saudável sempre que você estiver como fome.

Considerações finais

Se você está com deficiências nutricionais, você pode tomar um multivitamínico para compensar tudo o que está faltando. No entanto, antes de tomar qualquer suplemento, você deve conversar com seu médico ou nutricionista para saber qual suplemento é necessário para suprir as necessidades do seu organismo.

Manter mente e corpo saudáveis através da alimentação, requer a presença de uma dieta saudável e equilibrada na vida do indivíduo, isso exige um pouco de autocontrole e disciplina, mas não é difícil se adaptar. Você só precisa fazer escolhas saudáveis e consistentes, para adquirir o hábito de comer direito. Antes que você perceba, a alimentação saudável será um comportamento natural para você.