Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Melhorando a alimentação de seus filhos em 2013

Se você é um pai ou mãe que está preocupado com a alimentação de seu filho, não se preocupe, você não é o único. Hoje em dia, com o “universo das tentações” que nos rodeia, está muito mais difícil garantir que nossos filhos estão tendo uma alimentação realmente saudável. O que não significa, claro, que você, como pai ou mãe, não deva fazer seu papel e tentar orientá-los da melhor forma possível.

Há algumas dicas que já são bastante clássicas, como hidratar-se, comer alimentos vegetais, etc. Mas será que sabemos como convencer nossos filhos a fazerem isso? Bem, aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo nessa tarefa.

Melhorando a alimentação de seus filhos – conheça onde eles comem

Não é impossível, mas também não é a tarefa mais fácil. E antes de mais nada você precisa conhecer o ambiente que o rodeia: seus filhos hoje não comem somente em casa, eles podem fazer um lanche na casa de um amigo, ou ir a uma lanchonete onde a turma gosta de ir. E se você simplesmente tentar proibi-lo de fazer isso, acabará por eliminar todas as chances de sucesso em sua tarefa de garantir sua alimentação balanceada.

Sendo assim, a melhor saída é conhecer o ambiente que ele gosta de frequentar, entender a que tipo de alimentos e tentações ele estará exposto e então orientá-lo sobre como tirar proveito desses momentos com os amigos sem prejudicar a sua alimentação.

Por exemplo, ele pode pedir um hambúrguer com batatas fritas, mas deveria evitar acrescentar mais condimentos ou sal aos alimentos, pois os mesmos já apresentam grandes quantidades de sódio. Além disso, na escolha de um hambúrguer, evitar acrescentar bacon é uma forma de ao menos reduzir a quantidade de gordura já presente naquele sanduíche.

Se eles gostam de refrigerantes, aconselhe-os a não exagerarem na quantidade dos mesmos, pois a quantidade de sódio que lá está presente também é relativamente alta. Na verdade, o ideal é não consumir grandes volumes de líquidos junto com os lanches!

Introduzindo vegetais

Todos sabem que vegetais são importantes para o nosso corpo e principalmente para os jovens, que estão em fase de crescimento. O problema geralmente é como convencê-los a trocarem os lanches cheios de frituras por frutas.

Bem, a solução é simples: não os obrigue a trocar uma coisa pela outra! Pense bem, seu filho vai a uma lanchonete com os amigos e todos pedem hambúrgueres. O que acha que ele vai pedir, uma maçã? Claro que não! Em contrapartida, você pode pedir-lhe que faça um lanche rápido antes de sair de casa, onde ele estará mais à vontade para comer uma fruta. Assim, ele poderá lanchar com os amigos, mas escolherá uma opção menor, pois não possui tanta fome.

Além disso, você pode criar opções de sobremesa saudáveis com frutas – a mais popular e fácil de fazer é a salada de frutas. Seu filho não gosta de salada de frutas? Talvez o problema esteja na escolha das frutas: não adianta fazer uma salada com frutas que ele não gosta e esperar que ele a coma, não é mesmo? Escolha frutas que sejam de seu interesse. E no caso de crianças, peça-as para ajudá-lo na preparação da salada de frutas – elas podem escolher quais as frutas desejam na salada e ajudar a lavar as frutas.

Viu só? Há sempre um meio de incluir uma refeição mais saudável no dia-a-dia de seus filhos sem parecer forçá-los a isso. Uma atitude bem pensada e equilibrada pode levar à decisão de seus filhos por uma vida mais saudável e feliz!