Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Jantar: É importante comer à noite?

O jantar muitas vezes  é a refeição mais evitada por quem desaja emagrecer, ou até mesmo torna-se o vilão de muitas dietas quando o indivíduo exagera no jantar devido a grande sensação de fome no período da noite.

Comer , o que comer e quanto comer à noite?

1. Comer ou não comer à noite?

Devemos realizar três refeições diárias : café da manhã, almoço e jantar; uma fruta entre essas refeições sempre serão bem vindas. O jantar é uma refeição essencial, não comer à noite irá tornar o metabolismo mais lento.  Para quem deseja emagrecer ou manter o peso é necessário alimentar-se corretamente e realizar todas as refeições.

2. O que comer à noite?

Deves-se optar por pratos leves e com poucas calorias. Alimentos pesados, gordurosos e frituras devem ser evitados, eles retardam a ingestão, atrapalham o sono e contribuem para o ganho de peso.  As saladas (como entrada), os alimentos integrais (que contêm fibras), os sanduíches naturais e as sopas são uma boa opção para o jantar.

3. Quanto comer à noite?

Como o gasto energético nesse horário é muito pouco, devido a redução de atividades e o sono, consequentemente o metabolismo é reduzido. Por isso, o período noturno torna o indivíduo mais susceptível ao acúmulo de gorduras. A quantidade de alimentos permitida em um jantar, irá depender do tipo de alimento que será ingerido. Por exemplo, se a refeição contemplar uma grande variedade de hortaliças a quantidade ingerida poderá ser maior em detrimento de um cardápio que apresente massas e pães.

Os carboidratos, que são a principal fonte de energia, devem estar presentes no jantar de preferência em sua forma integral. As fibras irão contribuir para que o individuo coma menos, além de auxiliar no combate a diversas doenças.

Sugestão para jantar:

1 filé pequeno (100g) grelhado (carne, peixe ou frango)

Salada de folhas e tomates (à vontade)

2 colheres de arroz integral

1 suco de frutas

Na sugestão acima pode-se observar que vários grupos de alimentos fazem parte do cardápio: carnes, hortaliças, carboidratos e frutas.  Essa é a dica para um jantar saudável: nada gorduroso e alimentos balanceados.

É importante lembrar que se a refeição apresentar alimentos ricos em ferro não deve conter alimentos ricos em cálcio como leite e derivados, ok? Ou um ou outro, afinal temos várias refeições diárias para alternamos as fontes desses minerais. 😉