Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância da variedade na dieta

Muitas pessoas ao ouvirem falar que determinado alimento é bom para a saúde, passam a comer esse alimento em excesso. É certo que temos a disposição alguns alimentos que são mais saudáveis do que outros, entretanto o ideal é que a dieta seja equilibrada a tal ponto que apresente alimentos saudáveis com variedade.

Além disso, comer sempre os mesmos alimentos contribui muito para que o indivíduo ache sua alimentação um tanto quanto tediosa, dessa forma a variedade é essencial não só para evitar a monotonia, mas também para que o indivíduo consiga obter todos os nutrientes necessários a vida.

A importância da variedade na dieta, está no fato de que uma alimentação variada é fundamental para uma vida saudável. A forma correta de suprir todas as necessidades nutricionais do organismo, é se alimentar de forma variada, equilibrada e saudável.

Dicas para variar a dieta

Procure incluir novos alimentos em sua lista de compras – Uma boa forma de variar a alimentação é escolher alimentos novos no supermercado, muitas vezes as pessoas compram sempre os mesmos tipos de alimentos, isso faz com que o indivíduo fique limitado sempre aos mesmos sabores e nutrientes. Aos poucos, o indivíduo pode tentar incluir novos alimentos em sua dieta, podendo assim variar o cardápio, bem como adquirir uma maior variedade de nutrientes.

Combine alguns alimentos – A combinação de alguns alimentos é essencial para variar o cardápio bem como para tornar determinado alimento mais interessante. Por exemplo, muitas crianças não comem uma salada de frutas, no entanto quando elas são adicionadas a um iogurte, elas comem o alimento sem nenhuma resistência. O famoso mamão com mel e granola; além da aveia em uma vitamina de banana, são ótimas opções para variar a alimentação e torná-la mais saudável.

As sopas são ótimas oportunidades de consumir uma grande quantidade de legumes e verduras, principalmente para aqueles indivíduos que não gostam de saladas. Existem várias opções de sopas que podem agradar o paladar do indivíduo, no entanto vale lembrar que não se deve consumir sempre o mesmo tipo de sopa, é preciso variar os ingredientes.

Carboidratos variados – Tente fugir do famoso pão branco! Assim como todos os outros grupos alimentares os carboidratos também devem ser variados. A principal fonte de carboidrato de muitas pessoas ainda é o pão branco, no entanto as versões integrais dos carboidratos são consideradas muito mais saudáveis, dessa forma é importante consumir pão integral entre outros alimentos integrais como forma de obter energia.

Temperos diferentes do sal – Procure variar também na forma de temperar os alimentos, evite usar somente o sal ou sal em excesso para temperar os alimentos, existem muitas ervas e especiarias disponíveis no mercado que garantem sabor aos alimentos, sem causar impactos negativos na saúde.

Tente preparar as suas próprias refeições – Com a correria atual, muitas pessoas perderam o prazer de preparar sua própria refeição. Mesmo que a pessoa não consiga fazer isso com frequência, é importante que alguns vezes isso seja feito. Além disso, vale ressaltar que mesmo que o indivíduo se alimente em outros locais, ele precisa lembrar sempre de variar o cardápio, tanto em casa quanto em restaurantes.

Considerações finais

Pode-se perceber que através de simples dicas é possível variar a alimentação de uma forma bem saudável. Manter os mesmos gostos e preferências por alimentos muitas vezes é tentador, no entanto quando se trata de variedade alimentar, é a saúde do indivíduo está em jogo, e portanto a variedade dos alimentos deve ser priorizada.

Com o passar do tempo variar a alimentação se torna hábito, quando o indivíduo procura fazer isso constantemente. A alimentação infantil também precisa ser variada para que a criança possa conhecer diversos sabores e texturas diferentes.