Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Importância da higiene na hora de preparar os alimentos

Os alimentos são essenciais na vida dos seres humanos em geral, são eles que oferecem a energia necessária para que o corpo desempenhe bem as sua funções. Mas quando será que os alimentos podem transmitir doenças? Os alimentos podem causar algum efeito indesejado no organismo, quando os procedimentos necessários para a higienização dos mesmos não são feitos de forma correta, dessa forma os manipuladores de alimentos devem tomar conhecimento da sua importância na qualidade da saúde das pessoas a partir do momento em que comem um alimento manipulado por eles.

Importância da higiene na hora de preparar os alimentos

A higiene no preparo de alimentos é fundamental para combater as doenças transmitidas por eles. Muitas dessas doenças podem ser uma leve indisposição e dor de cabeça até mesmo algo grave que possa levar a morte.

A higiene deve começar desde a aquisição dos produtos na feira ou supermercados, deve-se optar por comprar os alimentos em locais limpos e apropriados para a venda de cada produto. Por exemplo, carnes e peixes que não estejam sob refrigeração não devem ser adquiridos assim como também os produtos que já estejam vencidos.

Outra orientação importante é quanto aos utensílios e equipamentos utilizados para preparar os alimentos, eles devem está devidamente higienizados para evitar qualquer tipo de contaminação. Além disso a água utilizada para preparar o alimento e o ambiente em que o mesmo é preparado para consumo deve está dentro dos padrões de higiene.

Orientações para evitar doenças transmitidas por alimentos

Validade – Conferir o prazo de validade dos alimentos é de extrema importância para evitar que eles possam transmitir doenças. Algumas pessoas não tem o hábito de verificar o prazo de validade dos alimentos, no entanto isso é muito importante porque a validade serve para dizer até quando o alimento pode ser consumido sem representar riscos à saúde.

Tempo/temperatura – O binômio tempo/temperatura é muito importante, pois a temperatura de cocção dos alimentos serve para matar alguns tipos de microrganismos que possam resistir a higienização. Além disso, na distribuição de alimentos esse binômio serve para auxiliar a definir o tempo em que o alimento pode ficar exposto para a distribuição. Cada alimento tem um tempo determinado de exposição após está pronto, e além disso cada preparação requer uma temperatura adequada. Um alimento exposto muito tempo a uma temperatura inadequada é um dos fatores que mais causam intoxicações alimentares.

Distribuir os alimentos de forma correta na geladeira – Os alimentos crus não podem de forma alguma ficar no mesmo local que os alimentos prontos para evitar o que chamamos de contaminação cruzada. Além disso, os alimentos que são mais passíveis de deterioração como iogurtes e frios devem ficar na parte superior da geladeira, já as hortaliças e frutas podem ficar na parte inferior da mesma. Outra dica importante para guardar os alimentos na geladeira , é mantê-la sempre limpa e higienizada, além de  guardar somente alimentos limpos nesse local. Ou seja, lavar frutas, iogurtes, hortaliças e qualquer outro utensílio e alimento que for colocado na geladeira.

Enlatados – Com os enlatados os cuidados não podem ser diferentes, é preciso lavar as latas por fora e secá-las antes de fazer uso das mesmas. Além disso, latas que estiverem estufadas, enferrujadas, com vazamentos e com o prazo de validade vencido não devem ser utilizadas.

Manipuladores de alimentos

É preciso observar uma série de fatores para que os alimentos possam ser considerados seguros, no entanto o indivíduo que faz a manipulação do alimento é um dos mais importantes. Pois ele é o responsável por lavar e higienizar o alimento, além de ser o encarregado por todo o processo de preparo do mesmo.

Instruções de como lavar bem as mãos, manter as unhas e os cabelos cortados, não utilizar nenhum tipo de adereço nas mãos e antebraços, fazer o uso de toucas para prender os cabelos, entre outras, devem ser passadas e cobradas dos manipuladores de alimentos. É preciso acima de tudo que o manipulador tenha consciência da sua responsabilidade junto a saúde do consumidor.

Considerações finais

Todos os cuidados com a preparação dos alimentos são importantes e devem ser utilizados por todos os indivíduos que se encarregam de preparar refeições. Essas orientações não são somente para indivíduos que lidam com um grande número de refeições, elas são também importantes para as donas de casa ou domésticas e para qualquer pessoa que prepare refeições, pois o alimento deve ser algo que possa garantir a saúde do indivíduo que o consome, e não deve de forma alguma ser um promotor de doenças.