Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Impacto da dieta e do estilo de vida sobre o ganho de peso em longo prazo

A obesidade é hoje uma doença crescente em todo mundo que atinge pessoas de todas as idades, conseguir controlar o ganho de peso é sem dúvida uma tarefa muito difícil. Para avaliar o impacto da dieta e do estilo de vida sobre o ganho de peso em longo prazo, é necessário lembrar que deve existir um equilíbrio entre o que se come e o que se gasta para que a pessoa consiga manter-se dentro do seu peso considerado normal.

Qualidade da dieta

Alguns especialistas afirmam que a qualidade da dieta é a principal responsável pelo ganho de peso. A alimentação do indivíduo é determinante no aumento ou na diminuição de peso corporal, por isso muitas pessoas apelam por fechar a boca para conseguir uma melhor silhueta. No entanto, existe muita insegurança nas dietas radicais que promovem uma rápida perda de peso, por isso é importante seguir orientações de especialistas na hora de emagrecer. O mais importante é seguir uma dieta considerada saudável que contemple todos os grupos de alimentos considerados importantes para o bom funcionamento do organismo. Para que todos os grupos de alimentos estejam presentes na dieta é necessário ficar atento à qualidade, quantidade e equilíbrio dos alimentos que iremos consumir.

Algumas pessoas optam por consumir somente alimentos que são considerados saudáveis como frutas, verduras e legumes no entanto outros alimentos que sejam fontes de carboidratos, proteínas e gorduras também são importantes na dieta. É válido incentivar desde cedo uma alimentação saudável em nossas crianças, muitos alimentos consumidos constantemente pela maioria delas como biscoitos recheados, salgadinhos, sucos industrializados entre outros causam severos problemas de saúde a longo prazo além de obesidade.

Hoje em dia um fator que contribui bastante com a baixa qualidade da alimentação é a ausência de tempo para preparar as refeições, muitas pessoas optam por aquelas refeições congeladas que já vem preparadas e basta colocá-las no microondas que em poucos minutos ela está pronta, no entanto esses pratos apresentam muito sódio bem como gordura saturada que contribui para o aumento do colesterol ruim. Uma boa dica para quem não dispõe de tempo para preparar a refeição é optar por um serviço que ofereça refeições caseiras com opções de saladas, peixes, carnes, enfim alimentos saudáveis e frescos.

Estilo de vida

O estilo de vida possui um papel muito importante no ganho de peso corporal do indivíduo, quando a pessoa se exercita ela acaba por eliminar calorias adquiridas com a dieta. A alimentação e o estilo de vida são aliados que proporcionam a qualidade de vida que pode ser boa ou ruim. O sedentarismo está associado a diversos tipos de doença que vão desde obesidade, doenças coronarianas, tromboses, hipertensão entre outras. Por isso cada dia mais ressalta-se a importância de praticar exercícios físicos, existem diversos tipos de exercícios e essa grande variedade de atividades aumenta as opções do indivíduo procurar manter-se sempre ativo.

Para aqueles que não gostam do ambiente da academia, as caminhadas na rua ou em parques são boas opções, para os homens a escolha de lutas livres que está tão na moda ou até mesmo aquele jogo de futebol rotineiro com os amigos, já auxilia no combate ao sedentarismo. Outra vantagem para quem não gosta de sair de casa para se exercitar é que o mercado de aparelhos de academias como esteiras e bicicletas encontra-se com um preço bem acessível o que facilita a aquisição desses aparelhos para o ambiente doméstico. Enfim, não existem motivos que justifiquem uma pessoa saudável não praticar exercícios físicos que além de ajudarem na manutenção ou perda de peso corporal colabora com a manutenção da saúde.

Impacto da dieta e do estilo de vida sobre o ganho de peso em longo prazo

O impacto da dieta e do estilo de vida sobre o ganho de peso em longo prazo é evidente e preocupante, uma vez que a nossa população apresenta muitas pessoas obesas inclusive crianças. A qualidade duvidosa da dieta associada a um estilo de vida que atualmente favorece cada vez mais ao sedentarismo são reflexos presentes em nossa sociedade e que serve para explicar o motivo pelo qual o Brasil está se tornando um país obeso. É possível intervir nessa situação ao fazer com que as pessoas procurem cada vez mais por uma alimentação saudável ao conhecer sua importância, além disso a prática de exercícios já deve ser incentivada em nossas crianças para que possam se tornar adultos ativos e consequentemente saudáveis.