Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Hidrate-se no verão!

O verão é uma das estações mais esperadas do ano pelas pessoas, seja pela disposição que a maioria sente, seja pelo colorido dos dias quentes que animam todos a saírem de suas casas para passear ou ir a uma das belas praias do extenso litoral brasileiro. No entanto, devido ao calor intenso que surge nesta época do ano, a hidratação do corpo torna-se essencial para que os indivíduos possam passar por esta estação com um organismo saudável.

Por isso, os especialistas aconselham sempre aos seus pacientes: hidratem-se no verão para aproveitá-lo da melhor maneira possível. Mas como podemos hidratar nosso corpo? Será que somente água é suficiente? E se for, afinal quantos litros devemos beber por dia? Veremos a seguir:

Por que o corpo humano necessita de água?

Quando a temperatura está muito alta as pessoas sentem muito calor, elas começam a suar para que a temperatura corporal fique equilibrada. Neste processo de sudorese são perdidos nutrientes de extrema importância para os seres humanos como água e sais minerais. Desse modo esta perda tem de se reposta, até porque a água participa de diversos mecanismos essenciais para o bom funcionamento de grande parte dos órgãos do corpo humano, como por exemplo os rins, coração além de ter uma participação ativa no processo da respiração.

Sendo assim, em se tratando de hidratação corporal, a água deve ser a primeira opção pois além de hidratar, é essencial para a higienização do organismo. Outras escolhas seriam os chás, sucos e os isotônicos. A seguir vejamos quais as principais vantagens e desvantagens em se optar por um ou por outro.

Atuação dos líquidos no corpo humano

Como já foi visto, a água é um liquido essencial ao organismo humano, hidratando e fazendo a limpeza do corpo. Além disso como não possui calorias, pode ser ingerida em grande quantidade, pois não causa aumento do peso nos indivíduos. No caso dos sucos de frutas, eles também servem para hidratação, pois possuem minerais e vitaminas no entanto, as pessoas podem engordar se os ingerirem em excesso, devido a quantidade de açúcar que eles contém.

Quanto aos chás também são excelentes para hidratar e são bem menos calóricos que os sucos, se forem ingeridos sem o açúcar. Porém os especialistas alertem para o uso de determinadas ervas, que são impróprias para o consumo humano, por isso só devem ser consumidos sob  supervisão de um profissional.

Quanto aos alimentos, tantos os vegetais quanto as frutas contém água e por isso mesmo, também são importantes para a hidratação corporal, além de participarem da nutrição  dos seres humanos. Uma recomendação saudável e que é compatível com os dias quentes do verão é ingerir água de coco, vendida na maioria das praias do litoral brasileiro e que é considerado por especialistas como um isotônico natural pois além de promover a hidratação ainda repõe os sais minerais perdidos com a sudorese.

No entanto, deve ser evitados os excessos em seu consumo justamente pela riqueza de sais minerais que ela possui e que pode ser prejudicial às pessoas portadoras de pressão alta.

Por que ocorre a sensação de sede

A sede que os seres humanos sentem nada mais é do que um alerta de seu organismo, avisando-os de que se não ingerirem líquidos sofrerão uma desidratação. A sede é um sinal de que o corpo precisa se hidratar. Quem deseja perder peso deve ingerir uma grande quantidade de água exatamente por isso.

Se o indivíduo ao sentir sede não beber água, suas funções orgânicas vão operar com menos líquido e isso vai ocasionar uma redução no processo metabólico, impedindo o funcionamento harmônico do organismo da pessoa, dificultando o processo de perda de peso corporal.

Considerações finais

Para manter o corpo hidratado nos dias quentes do verão, as pessoas devem optar por hidratá-lo com água que além de limpar o organismo humano , não contém calorias. As outras opções de líquidos podem ser sucos de frutas ou chás. No entanto os sucos artificiais e os refrigerantes devem ser evitados, pois costumam ser calóricos.

A hidratação é necessária pois durante as altas temperaturas o corpo humano perde água e sais minerais. Por isso, os especialistas recomendam uma reposição de líquidos diária de cerca de dois litros de líquidos, incluindo, a hidratação via direta da água ou através dos alimentos. A água é de importância fundamental para o metabolismo do corpo humano, e a falta de água, ou seja, a desidratação pode ser fatal para as pessoas.

Por Salete Dias