Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Hidratação nos esportes

Alguns fatores são essenciais para que o indivíduo consiga apresentar uma boa peformance no esporte. Alimentação adequada, bom funcionamento do organismo, resistência, preparo físico; enfim são diversos fatores que estão interligados para que o indivíduo tenha um bom desempenho esportivo. No entano, todos estes fatores irão ser insuficientes caso o indivíduo não tenha uma boa hidratação. A hidratação nos esportes é essencial para manutenção da reposição de água e eletrólitos e consequente regulação da temperatura corporal.

A água é um componente presente em grande quantidade no organismo, a ingestão da mesma é essencial para as funções vitais do organismo. Durante a prática de exercícios físicos ocorre uma elevação da temperatura corporal e a consequente sudorese que é a perda de líquidos através da pele. Caso o indidíduo não esteja bem hidratado ele não conseguirá completar o exercício com êxito.

Consequências da desidratação nos esportes

Sede acentuada

Tontura e fadiga

Desequilíbros

Delírios

Espasmos musculares

Diante de todos os sintomas apresentados pela desidratação, ocorre consequentemente o comprometimento da atividade desempenhada.

É importante ressaltar que em qualquer tipo de atividade faz-se necessário a hidratação, no entanto esta necessidade aumenta de acordo com a intensidade do exercício. Recomenda-se que a hidratação tenha início antes mesmo de realizar a atividade, com cerca de meio litro de água 2 h antes do exercício.  Durante o exercício recomenda-se que a hidratação seja mantida com água e até mesmo com bebidas energéticas. A hidratação nos esportes é fundamental não só para a realização de esportes mas para a vida.

Lembrando que estas dicas são generalizadas, o ideal é que o esportista procure um profissional para auxiliá-lo no processo da hidratação durante os exercícios.