Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Hábitos alimentares na adolescência

A adolescência é uma fase da vida em que acontece diversas alterações que ocorrem no crescimento, na maturação e a nível psicológico. Essa fase é considerada de extrema importância nutricional pois envolve períodos importantes da vida e no caso das meninas o aparecimento da menarca. Dessa forma, faz-se necessário que os adolescentes sejam orientados quanto ao tipo de alimentação pois é muito comum ocorrer tanto excessos quanto deficiências de nutrientes considerados essenciais. As alterações causadas na dieta durante a adolescência podem refletir na vida adulta de forma positiva ou negativa a depender do tipo de alimentação do adolescente.

Algumas pesquisas e estudos têm sido realizados na tentativa de auxiliar na orientação nutricional de adolescentes devido às dificuldades e limitações apresentadas pelos mesmos. Na infância a alimentação da criança é orientada pelos pais, eles é que deverão escolher quais os tipos de alimentos serão ofertados além de servirem como modelos em tudo que fazem, inclusive na alimentação, a medida em que as crianças crescem elas passam a escolher quais os tipos de alimentos farão parte do seu cardápio baseado na alimentação que foi oferecida pelos pais durante a infância, por isso existe a importância de ensinar aos filhos a fazerem escolhas saudáveis para que durante a adolescência o processo da alimentação saudável se torne algo mais fácil de ser seguido ou incorporado.

Hábitos alimentares na adolescência

Sabe-se que mal hábitos alimentares estão associados a diversos problemas de saúde que podem variar desde a desnutrição até a obesidade. Atualmente, fala-se muito da obesidade entre adolescentes que é decorrente da mal alimentação associada a ausência de atividades físicas, muita das vezes esses adolescentes apresentam carências de nutrientes apesar do excesso de peso, pois se alimentam sem priorizar os alimentos saudáveis.

Café da manhã e lanches

Um hábito muito comum e totalmente errôneo presente em nossa população adolescente é que a maioria deles não realiza a primeira refeição do dia que é o café da manhã ou não dão prioridade a mesma e comem somente algum alimento para não sair de casa com a barriga vazia, no entanto o café da manhã tem grande impacto no aprendizado escolar, na concentração e até mesmo no decorrer das outras refeições.

Quando se fala que o café da manhã tem impacto nas outras refeições, é porque quando o indivíduo não realiza essa refeição ele apresenta tendência a consumir uma grande quantidade de alimentos no lanche que antecede o almoço. No caso dos adolescentes muito deles optam por lanches de alta densidade energética e baixo conteúdo nutricional, quando isso se torna um hábito, ocorre o aumento de peso corporal seguido de deficiências nutricionais.

O café da manhã deve conter alimentos que sejam fontes de carboidratos pois eles servem como combustível para que o cérebro possa funcionar corretamente, além de alimentos fonte de proteínas ( queijo, leite e derivados) e frutas. Já os lanches que devem ser realizados nos intervalos das refeições devem ser compostos principalmente por frutas que servem como fonte de fibras, vitaminas e minerais, no entanto também pode-se optar por sucos, sanduíches ou bolachas, sendo que as frutas sempre devem fazer parte de lanches ou refeições pois elas são essenciais em uma dieta saudável.

Almoço e jantar

O almoço é uma refeição realizada por grande parte dos adolescentes, no entanto é importante ressaltar a qualidade dessa refeição. A maioria dos adolescentes não consome saladas além de apresentarem um baixo consumo de peixes, vale lembrar que as verduras e legumes devem sempre está presentes nessa refeição e os peixes cerca de duas vezes por semana. O hábito de almoçar com refrigerante também deve ser evitado, principalmente os que são à base de cola, pois apresentam substâncias que em excesso reduz os níveis de potássio no sangue, além de dificultar a absorção de vitaminas e minerais ao contrário dos sucos naturais de frutas, que auxiliam na absorção de vitaminas e minerais.

Um jantar saudável pode ser composto por sopas, saladas e grelhados, macaxeira, carne, cuscuz enfim uma diversidade de alimentos que podem compor essa refeição e que irão fornecer basicamente carboidratos e proteínas.

É importante também ficar atento a quantidade de açúcar e sal consumido pelos adolescentes. Muitos alimentos como embutidos, salgadinhos e congelados apresentam grande teor de sódio em sua constituição e esse mineral em excesso causa hipertensão arterial. Já o açúcar de adição bem como os doces em geral devem ser consumidos com moderação pois além de causarem ganho de peso pode provocar alterações metabólicas. A alimentação saudável deve ser algo presente em toda vida do indivíduo independente da faixa etária na qual ele se encontra.