Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Gastroenterite

A gastroenterite é uma patologia muito comum em nossa sociedade, ela ocorre quando há uma inflamação no instestino e no estômago. Esse problema pode atingir pessoas de todas as idade e praticamente todos nós já tivemos algum dia uma gastroenterite. Esse termo se refere ao conjunto de doenças que causam inflamações tanto no estômago como no intestino, entretanto ela pode ser causada por diversos fatores como vírus e bactérias.

Quantas vezes nos sentimos mal e lembramos que isto pode ser decorrente de algo que comemos? Praticamente todas as pessoas já passaram alguma vez por essa situação, por isso é tão importante preservamos a qualidade dos alimentos.

Causas da gastroenterite

Como já foi dito, a gastroenterite pode ser causada tanto por vírus como por bactérias. A gastroenterite causada por vírus é a mais comum, essa doença é considerada contagiosa, sendo assim a lavagem incorreta das mãos e o uso de objetos pessoais podem transmitir essa doença para outras pessoas. Diversos tipos de vírus podem causar essa infecção, em crianças o rotavírus é o responsavél por muitos episódios de diarréia infantil que podem causar a morte, no entanto já existem vacinas disponíveis  no sistema público de saúde para imunizar a criança. Os sintomas da gastroenterite viral diferem dos da gastroenterite bacteriana.

A gastroenterite bacteriana é considerada mais grave e é causada por diferentes tipos de bactérias. A forma de contaminação se dá através de água e alimentos contaminados, vale ressaltar que as gastroenterites além de serem causadas por vírus e bactérias também podem ser provocadas pelo uso de medicamentos e parasitas intestinais.

Sintomas causados pela gastroenterite

  • Vômitos
  • Dor de cabeça
  • Náuseas
  • Falta de apetite
  • Desconforto abdominal
  • Diarréia
  • Febre

Esses sintomas podem variar de acordo com a gravidade e tipo da gastroenterite. Além disso, não é necessário que apareçam todos os sintomas ao mesmo tempo.

Cuidados com os alimentos

Para evitar a gastroenterite alguns cuidados são necessários, é importante ficar atento a tamperatura dos alimentos. Caso um alimento não seja consumido ele deverá ser refrigerado ou congelado a depender do tipo de alimento, além disso é fundamental conferir a validade dos alimentos bem como lavá-los corretamente. As gastroenterites são comuns em lugares que preparam uma grande quantidade de alimentos, como festas, escolas, restaurantes entre outros. Quando os alimentos ficam submetidos a temperatura ambiente por muito tempo, eles podem causar problemas a saúde.

Quando o indivíduo está com uma gastroenterite e apresenta os sintomas de diarréia e vômito, é importante que a desidratação seja evitada. Nesse caso, deve-se ingerir bastante líquido como água de coco, sucos, soros caseiros e aguardar a melhora do organismo. Caso, a desidratação seja agravada é necessário procurar auxílio médico.

Nesse período de doença até a recuperação total do organismo é importante evitar alimentos muito gordurosos, muito rico em fibras ou com excesso de temperos. É importante deixar o organismo descansar e ingerir somente líquidos nas primeiras horas posteriores ao aparecimento dos sintomas da doença.

Em alguns casos específicos quando a hidratação não é suficiente para restabelecer o organismo é necessário que o paciente seja hospitalizado.