Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Frutas para uma maior longevidade

Um estudo da Suécia comprova aquilo que há muito já se suspeita: o consumo de frutas e outros alimentos de origem vegetal é benéfico para uma maior longevidade. Tal estudo, realizado pelo Instituto Karolinska, acompanhou diversos indivíduos durante 13 anos e confirmou que indivíduos que consomem mais porções de frutas e verduras apresentam uma maior longevidade que aqueles que consomem menos porções.

Segundo a pesquisa, que acompanhou mais de 70.000 pessoas, pessoas que não consomem frutas e verduras viveram em média três anos a menos que pessoas que consumiam mais de cinco porções de frutas.

A pesquisa, que possuía como intuito o acompanhamento e associação de fatores, não buscou explicar as causas de tal associação. Entretanto, apontaram também outros fatores importantes, como o fato de que pessoas que não consumiam frutas e verduras eram mais propensas ao consumo de carne vermelha, gorduras, álcool e tabagismo. Já aquelas que consumiam frutas e verduras tendiam a consumir mais calorias diariamente.

Entretanto, outras pesquisas apontam diversos benefícios no consumo de frutas para o nosso organismo. São fontes importantes de fibras alimentares, importantes na manutenção do sistema digestivo, vitaminas como a vitamina A e a vitamina C, importantes para o combate de doenças infecciosas bem como redução dos radicais livres, e diversos minerais, como ferro e fósforo.

Além disso, o consumo de frutas e verduras pode reduzir o risco de câncer colorretal, conforme pesquisas recentes apontam, bem como é útil na prevenção e tratamento da trombose.

Enfim, há tantos motivos para o consumo de frutas que falarmos sobre a importância das frutas para uma maior longevidade é somente mais uma comprovação da importância das mesmas em nossas vidas!