Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Fim de ano, muitas festas e sem engordar… Como?

Todo ano é a mesma história: Natal, Ano Novo, férias e muita vontade de ir, fazer e comer tudo o que tem vontade. Dezembro parece o mês ideal para fazermos tudo isso “sem sentimento de culpa”. O problema é quando chega o famoso mês de janeiro, quando já se passaram várias festas, aproxima-se o Carnaval, queremos manter um corpo esbelto e percebemos que nem mesmo entramos mais naquela roupa! E agora?

Pior do que isso é o fato de que os meses de dezembro e janeiro são os meses em que o número de casos de problemas de saúde por desidratação e outros cuidados com a alimentação aumentam bastante. E é por essa e tantas outras razões que escrevemos algum tempo atrás o artigo melhorando a alimentação no verão.

Para que você não passe os meses de janeiro e fevereiro culpando-se pelos excessos que você teve em sua alimentação no “mês das festas natalinas”, o Nutrição em Foco decidiu trazer-lhe algumas orientações sobre como passar este mês de férias e verão sem problemas ou estragar a sua diversão. Vamos lá? 😉

Não se descuide de sua hidratação!

O primeiro ponto a ser reforçado é quanto à hidratação. Já dizia alguém que “água é vida”, então, por que nos matar aos poucos quando podemos viver mais e de forma agradável? Sendo assim, durante as férias deverão, nada melhor do que abusar e água mineral, água de coco e sucos em casa, festas, passeios, praia, etc. A água de coco possui um importante papel no combate à desidratação que será discutido aqui por nós em um melhor momento.

Não exagere em doces, guloseimas, frituras, fast foods e alimentos temperados com muito sal

Quando falamos desse grupo de alimentos (doces, frituras, alimentos com muito sal, etc.), falamos daquele responsável pelo ganho considerável de peso e prejuízos à saúde (como o desenvolvimento de rscos de problemas de hipertensão arterial e outros problemas cardiovasculares). Sim, é praticamente impossível fugir deles, afinal, estamos falando de Natal e Ano Novo! Há inúmeras festas de confraternização ocorrendo em vários lugares, você mesmo já deve ter sido convidado para umas duas ou quatro, sem falar com a ceia de Natal e a “contagem regressiva” do Ano Novo, que mais parece a contagem regressiva para os “Novos Quilos”, tamanha é a quantidade de comida nessas festas. 🙂

Bem, realmente é quase impossível esquivar-se de todas essas tentações, então, o que fazer? Se não pode deixar de consumir, ao menos faça-o em menor quantidade! Coma um pouco mais devagar, mastigue melhor e aproveite para conversar com seus amigos (em vez de ficar somente “se entupindo de gordura”). Você se divertirá muito mais e sem “peso na consciência” (ou na barriga) mais tarde. 😀

Não esqueça de preparar e/ou comer saladas e frutas!

O modelo de festas de fim de ano com comidas pesadas, “gordas”, que tanto vemos é baseado no modelo americano, onde durante essa época do ano é inverno e o corpo precisa de mais energia para manter a temperatura corpórea, não no modelo BRASILEIRO, onde é VERÃO e precisamos de menos energia para manter a temperatura. Sendo assim, vamos trocar a comida pesada por uma comida um pouco mais leve, ok?

E nossa primeira opção é, como sempre, a introdução de frutas, verduras e legumes em nossa alimentação. Servir saladas, sucos ou mesmo frutas frescas é um excelente meio para alcançar tal objetivo. Então, na hora da ceia, você pode fazer ume entrada com sucos, saladas e frutas para só meia hora depois servir o prato principal.

Mantenha os horários das refeições

Outro problema que acontece com freqüência é que pelo fato de estarmos em uma época mais quente do ano e rodeado de festas e oportunidades, acabamos por esquecer dos horários das refeições, o que não é bom. Lembre-se: o ideal é que você coma pouco em várias refeições (as três principais e dois lanches, ao menos).

Se você seguir essa dica, seu organismo conseguirá fazer o metabolismo dos alimentos de forma adequada, melhor aproveitando os nutrientes.

Além disso, fazer uma refeição mais leve algum tempo antes de ir a alguma festa ajuda a evitar comer muito na mesma. Entra em campo mais alimento saudável, e sai de campo um pouco das guloseimas que não lhe fariam muito bem.

Cuidado com o excesso de álcool

O alcoolismo é o principal responsável por discussões em festas, acidentes de trânsito (muitas vezes, com vítimas fatais) e vários problemas de saúde que já comentamos aqui, sendo assim, que tal observar a quantidade de bebidas alcoólicas que você está consumindo? Se possível, volte das festas de táxi a fim de evitar acidentes – que podem tirar não somente sua vida, mas também a vida de pessoas inocentes.

Lembre-se que durante essa época do ano o número de acidentes aumenta absurdamente,  então todo cuidado é pouco para garantir o seu bem-estar e daqueles que o acompanharão às festas.

E divirta-se!

Divertir-se com seus amigos e familiares ainda é uma das atividades mais saudáveis que há, então, por que não aproveitar para pôr em prática esta valiosa lição?

Bem, agora acho que é por sua conta… Boas festas, feliz Natal e esperamos sinceramente que o ano de 2009 seja um ano de muitas promessas realizadas e recompensas ganhas pelo seu mérito! 😉

Referência Bibliográfica Externa

NUTRIÇÃO VIRTUAL, Dicas para sua saúde no verão e festas de fim de ano