Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Fadiga Durante a Atividade Física

A prática de atividade física regular traz muitos benefícios à saúde das pessoas de uma maneira geral. No entanto essa atividade deve ser feita com um acompanhamento de um profissional especializado na área pois se praticada em excesso ou por um período de tempo muito prolongado pode resultar em fadiga. Mas como será que esse problema acontece? É o que veremos a seguir.

Causas da Fadiga durante a atividade física

De acordo com especialistas na área de educação física e esportes, a fadiga  pode ser definida como uma manis fetação corporal em reação a algum tipo de treino ou exercício físico muito prolongado, fazendo com que o individuo  não tenha mais capacidade de manter um bom rendimento em suas  atividades.

A fadiga pode ser detectada quando aprece alguns sintomas como por exemplo, perda de força muscular, alterações de humor com tendência a irritabilidade, hipoglicemia, falta de vontade para executar o treino e em alguns  casos prejuízo cognitivo. Segundo especialistas o problema da fadiga ocorreria normalmente em treinos físicos muito longos ou bastante intensos onde o hipotálamo aumentaria sua captação de triptofano  ocasionando uma maior produção do hormônio da serotonina (hormônio do bem-estar e sensação de prazer).

A sensação de falta de motivação que é um dos fatores que caracteriza a fadiga seria decorrente da concentração muito elevada de serotonina que fica acumulada na região do hipotálamo. Quando o indivíduo pratica  atividade física os músculos do corpo dependem mais dos aminoácidos chamados valina, leucina e isoleucina, que são utilizados desse modo como fonte energética. Porém esses aminoácidos na corrente sanguínea entram em competição com o triptofano reduzindo desse modo a síntese da serotonina.

Conhecendo os limites do próprio corpo

Para conseguir realizar as atividades físicas de uma maneira benéfica para o corpo, o individuo deve conhecer e principalmente respeitar os limites de seu corpo, para que não sinta fadiga no período em que faz seus exercícios físicos. Todo treino feito em excesso pode provocar lesões musculares pelo estresse que o músculo acaba sofrendo com essas atividades, por isso a recomendação dos profissionais da área é fazer os exercícios com moderação para que ele possa surtir o efeito desejado.

Realizar atividades físicas respeitando os limites corporais é de extrema importância para que a pessoa não cometa excessos que possam vir a prejudicá-la futuramente. Na prática de atividades o organismo gasta vitaminas, glicogênio,energia e proteínas e há o aumento da temperatura corporal.

Quando o exercício acaba, o próprio corpo tende a  recuperar pela compensação natural o que foi gasto durante o treino. A adequação do exercício físico para a pessoa deve ser feita levando-se em conta sua faixa etária, tipo físico e condicionamento corporal.

Sintomas da Fadiga Durante a Atividade Física

Os especialistas na área ressaltam que algumas manifestações durante a pratica das atividades físicas podem ser indicio de que há uma fadiga, entre alguns podemos citar: A pessoa fatigada costumam apresentar sinais de irritabilidade, falta de sono, distúrbios alimentares, desmotivação, apatia e falta de interesse pela atividade.

Quando a fadiga é decorrente de um problema físico o indivíduo apresenta dores musculares decorrentes de lesões ou ainda tendinites, luxações, distensão dos músculos, rupturas nos ligamentos e em casos mais graves até fraturas causadas pelo esforço físico exagerado por um período de tempo muito longo.

Vale ressaltar que a fadiga e a dor muscular não são sinônimos No caso da fadiga a recomendação é que a pessoa interrompa o exercício que está praticando de forma intensa. Para os especialistas a fadiga pode ser classificada em aguda ou crônica. A primeira ocorre quando há um aumento na intensidade de uma atividade que a pessoa já esta acostumada a praticar, já na segunda o caso é mais grave pois a fadiga é uma sensação constante decorrente dos exercícios físicos realizados de maneira exagerada, ou ainda por problemas no aparelho respiratório ou em casos de anemia.

Quando há a sensação de dor a pessoa deve procura um especialista na área medica pois ela indica que existe um processo que não é normal ao organismo do individuo, como exemplo, uma dor que não passa denotando que houve uma lesão muscular mais grave que necessita cuidados de um profissional da área médica. Para prevenir fadigas durante as atividades físicas os especialistas orientam a realização de alongamento antes dos exercícios e consumo de bastante água e frutas pelo menos sessenta minutos antes do início da atividade física.

Por Salete Dias