Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Exercícios físicos e alimentação saudável

Os exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável é essencial para que o indivíduo consiga se manter com saúde.

Alimentação

A alimentação tem a capacidade de fornecer energia ao indivíduo necessária para a vida, no entanto às vezes ela se torna uma ação promotora de doenças e distúrbios a depender da qualidade da mesma. Em contrapartida, uma alimentação de qualidade, baseada na diversidade e equilíbrio dos alimentos, auxilia no desenvolvimento de um organismo saudável e fortalecido para combater as doenças.

Exercícios físicos

Os exercícios físicos são fundamentais para que a pessoa consiga disposição para realizar as tarefas diárias bem como sair da zona de sedentarismo. O sedentarismo isolado ou aliado a outros problemas é o responsável por alguns doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas no coração entre outras.

Atualmente as opções para praticar exercícios físicos são inúmeras, além disso é importante considerar que para realizar atividades físicas o indivíduo não precisa necessariamente ir a uma academia. Realizar caminhadas, andar de bicicleta, realizar algum esporte como vôlei, basquete, futebol entre outros já auxilia no aumento do gasto energético bem como já evita doenças decorrentes do sedentarismo.

Benefícios dos exercícios físicos e alimentação saudável

  • Promove uma melhora na circulação sanguínea, evitando problemas como hipertensão arterial e surgimento de trombos
  • Evita a obesidade que é uma doença crônica que traz consigo uma série de outros problemas graves à saúde
  • Melhora o perfil lipídico do indivíduo, pois consegue aumentar o bom colesterol, além de promover o decréscimo do colesterol ruim
  • Alguns problemas que surgem no coração decorrentes do sedentarismo e da alimentação, podem ser evitados
  • Contribui para uma melhor disposição do indivíduo, que consegue ter uma maior facilidade para desempenhar as tarefas diárias
  • Reduz a incidência de doenças como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia que estão diretamente relacionados ao sedentarismo e mal alimentação

Considerações finais

Pode-se concluir que diante dos benefícios apresentados pelos exercícios físicos e alimentação saudável, vale a pena optar por uma dieta saudável e pela prática de atividades físicas. Sem esses dois fatores é praticamente impossível conseguir manter-se longe das doenças relacionadas ao metabolismo.

Manter alimentação saudável nem sempre é fácil, pois deixamos que o nosso paladar prevaleça sobre a qualidade do alimento, no entanto é preciso que essa busca se torne diária, para que ela possa ser alcançada com sucesso. Praticar atividades físicas deve ser um hábito. Quando o indivíduo inicia essa prática ainda na infância, torna-se mais fácil para que ele possa realizá-la para o resto de sua vida.