Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Doenças provocadas pelo calor

O verão está chegando e com ele um calor que chega a incomodar. Nesse período é importante ficar atento aos perigos da exposição solar prolongada principalmente de atletas, trabalhadores e indivíduos que não tem como fugir dessa exposição. As doenças provocadas pelo calor podem ter consequências leves ou graves a depender da intensidade da exposição ao sol.

Dentre as doenças leves provocadas pelo calor pode-se destacar cãibras que são caracterizadas por espamos musculares, podendo ocorrer também desmaios. As doenças graves provocadas pelo calor mais conhecidas da população são exaustão, insolação e lesões. Alguns fatores contribuem para as condições impostas pelo calor, são elas: o tipo de exercício físico praticado, as roupas utilizadas pelo indivíduo, a desidratação, algumas doenças entre outros fatores.

Sinais das doenças provocadas pelo calor

  • Fraqueza
  • Pulso rápido
  • Dores de cabeça
  • Tonturas
  • Delírios
  • Convulsões
  • Calafrios

Os indivíduos mais propensos a apresentar doenças provocadas pelo calor são os que praticam atividades físicas com longa exposição ao sol, as orientações para estas pessoas de uma forma geral são garantir a reposição de água e eletrólitos evitando a desidratação e realizar a dosagem correta entre exercício e descanso, para os atletas a aclimatação ao calor é muito importante, ela consiste na exposição ao calor por dias e semanas, é basicamente “acostumar” o corpo ao calor, tentar ajustar a fisiologia do organismo a sensação de calor . Para crianças que praticam atividades físicas os cuidados devem ser também intensificados, outro aspecto importante neste verão é ficar atento ao tempo de exposição ao sol das crianças nas praias e em passeios, utilizar o protetor solar além de manter a hidratação é fundamental para evitar a insolação.