Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Doenças comuns no verão

O verão é uma estação do ano em que se pode sentir um calor mais constante, capaz de incomodar a maioria das pessoas. Nessa estação, os cuidados devem ser mais intensos, principalmente aquelas pessoas que não tem como ficar sem se expor ao sol, como os esportistas e alguns trabalhadores. A exposição ao sol, pode acarretar doenças, das mais leves às mais graves, dependendo do tempo e do horário que a pessoa se expõe ao sol.

Uma das que mais acontecem são as cãibras, que são espasmos musculares involuntários, que causam desconforto e dor. As enfermidades mais graves ocasionadas devido ao tempo muito quente são o cansaço excessivo, lesões na pele provocadas pelos raios solares, diarreia e a insolação. Algumas condições fazem com que essas doenças apareçam com uma frequência maior no calor: peças de roupa inadequadas, exercícios físicos de alta intensidade e tomar pouca água são fatores que predispõem as pessoas a certas doenças do verão.

Características das doenças causadas pelo calor excessivo

  • Pulsação rápida demais
  • Fraqueza muscular
  • Tontura súbita
  • Dor de cabeça intensa
  • Convulsões
  • Delírios repentinos
  • Calafrio sem explicação

Quem faz atividade física ao ar livre ou trabalha embaixo do sol tem maiores chances de apresentar as doenças causadas pelo calor. Para essas pessoas, é importante se hidratar bastante, repondo líquido e os eletrólitos perdidos, além de descansar após a exposição intensa ao sol; a aclimatação física do corpo (quando ele ajusta suas funções fisiológicas ao calor intenso) é muito importante, sobretudo porque ela é quem ajusta o corpo ao calor acima do normal.

Essas precauções devem ser ainda maiores para as crianças praticantes de esportes/atividade física; no verão devemos nos hidratar com mais frequência e nunca se esquecer do filtro solar, para evitar queimaduras e insolação, especialmente nas crianças.

Todos nós sabemos que para uma boa hidratação do corpo humano é importante consumir no mínimo 2 litros de água por dia, no entanto essa quantidade varia de acordo com cada tipo de organismo. Como a água é fonte de sais minerais, ela é um bem vital para nós seres humanos, e isto significa que sem a presença de água no nosso corpo seria pouco provável a existência não só dos seres humanos como também de outros seres vivos que habitam o planeta Terra.

Os poderes e benefícios dos sucos na alimentação

E para complementar esse processo de hidratação, os sucos são bastante fundamentais, pois esses além de ter minerais traz também em sua composição outras substâncias que são benéficas a saúde. Entre elas estão as vitaminas importantes e outros nutrientes.

Os poderes e os benefícios dos sucos na alimentação são inúmeros. Os sucos naturais de frutas são recarregadores de energia, e além disso é uma boa maneira de reter as vitaminas contidas nas frutas, isso principalmente para aqueles indivíduos que não gostam muito de comer a fruta em sua forma comum.

Atualmente acontece que acabamos substituindo um bom copo de suco por bebidas industrializadas como os refrigerantes e os sucos prontos de caixa. Onde a maioria deles contém alto teor de açúcar e ainda acarreta problemas de saúde e aumento das taxas de triglicerídeos.

Entretanto os poderes e benefícios dos sucos de frutas estão nas substâncias que eles oferecem, por exemplo, o suco de laranja ajuda a combater resfriados e ajuda no tratamento de alergias respiratórias, e tem propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres que são os causadores do envelhecimento precoce das células.

As substâncias que os sucos de frutas oferecem são: vitaminas dos grupos A, B, C e E. E isso sem falar dos minerais como o magnésio e o cobre. Algumas combinações de frutas em forma de suco, além de ser uma forma refrescante de hidratação fornece uma mistura de vitaminas e minerais importantes. Por exemplo, a combinação entre manga e couve, resulta em uma excelente fonte de ferro e vitamina C.

Esta combinação de suco ajuda no tratamento de anemias e age como um complemento alimentício. Além de todos esses atributos os sucos de frutas tem melhor custo-benefício, observando e comparando o valor de outras bebidas.

Outros sucos como o de morango, ainda traz o complexo de vitaminas B, que aceleram a proliferação de anticorpos, deixando dessa forma nosso sistema imunológico cada vez mais fortalecido, ajudando na prevenção de contração de várias doenças.

Já o suco de mamão auxilia os processos da digestão, evitando que futuros problemas venha acontecer no aparelho intestinal, que muitas vezes são causados por bactérias ou parasitas alojados no mesmo.

As vitaminas preparadas com banana são especiais por conter um mineral que ajuda no desenvolvimento e funcionamento das células do sistema imunológico que é o potássio.

Consumir bastante água e sucos que são ricos em vitaminas e minerais são boas opções de evitar as doenças comuns do verão.