Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Diferenças entre ferro heme e ferro não heme

A carência de ferro é sem dúvida um dos problemas mais frequentes no mundo, esse déficit ocorre principalmente entre crianças, adolescentes e gestantes. Alguns alimentos são conhecidos por serem fontes de ferro, já outros a grande parte da população desconhece como fontes de ferro. As diferenças entre ferro heme e ferro não heme refere-se principalmente a biodisponibilidade do ferro presente nos alimentos.

A biodisponibilidade é a capacidade do organismo de absorver e utilizar o ferro, a vitamina C potencializa a absorção desse mineral, a presença dela no organismo torna o ferro dos alimentos mais biodisponíveis, ou seja, os alimentos que são fontes deste mineral são melhor aproveitados pelo organismo na presença da vitamina C.

Diferenças entre ferro heme e ferro não heme

O ferro heme apresenta uma alta biodisponibilidade, ele está presente nos alimentos de origem animal. Você já deve ter ouvido falar que a carne proporciona muito mais ferro do que o feijão, isso ocorre porque o ferro da carne é heme, logo é altamente biodisponível. Outros alimentos que são fontes de ferro heme, são: fígado, peixes, fígado, vísceras. A absorção do ferro heme pelo organismo é de 15 a 35% .

O ferro não heme é aquele que é menor absorvido pelo organismo. Ele está presente nos vegetais (principalmente os verde escuros), cereais, leguminosas, raízes.  A absorção do ferro não heme varia de 2 a 20%, aliado aos alimentos que são fontes de vitamina C, o ferro não heme torna-se melhor biodisponível para o organismo.

Vale ressaltar que não significa que os indivíduos que não consomem carne terão anemia, isso não é verdade. No entanto, estes indivíduos devem consumir outras fontes de ferro aliados a vitamina C. A anemia por deficiência de ferro deve ser tratada com medicamentos (suplementos de ferro), quando a anemia já está instalada ela não é revertida através da dieta, é necessário procurar um médico e tratar a deficiência. As diferenças entre ferro heme e não heme são quanto a biodisponibilidade proporcionada pelos mesmos.