Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dietas para Emagrecer Funcionam?

Todas as pessoas que se consideram acima do peso, tem sempre essa pergunta em mente: Afinal, as dietas para emagrecer realmente funcionam? Para responder a este questionamento, a primeira atitude que o indivíduo deve tomar é  procurar obter informações com um profissional especializado em nutrição ou medicina, para que não acabe adotando uma prática errada de alimentação, na ilusão de perder muitos quilos rapidamente.

Dietas de Pessoas Famosas

A mídia é muito rígida com seu padrão de beleza e exige das pessoas famosas um corpo sempre magro, esbelto e elegante. As celebridades na ânsia de corresponder às expectativas dos produtores e de seu público, acabam adotando comportamentos alimentares prejudiciais à sua saúde, e o que é pior ainda, é a divulgação desses hábitos alimentares errados.

Existem vários exemplos de dietas alimentares totalmente inadequadas reveladas pelos indivíduos famosos, entre alguns: Uma famosa atriz revelou que para fazer um papel em um filme, precisou emagrecer e para isso, adotou o hábito de comer por uma semana somente papinhas de bebê, e com isso teria perdido cerca de  três quilos.

Os nutricionistas alertam  que apesar dessa prática alimentar parecer pouco prejudicial, as pessoas devem ficar atentas à restrição nutricional que pode ocorrer com essa atitude, pois o produto é feito para suprir as necessidades da criança e não vai conseguir suprir às demandas de vitaminas, minerais e lipídios dos adultos. Esse tipo de alimentação foi desenvolvida apenas como uma transição entre a amamentação e a introdução de alimentos sólidos, que requerem a mastigação dos bebês. Os indivíduos adultos necessitam mastigar para que tenham a sensação de saciedade.

Outra modelo famosa revelou que para perder alguns quilos a mais, passa alguns dias se alimentando somente suco de limão, água, pimenta vermelha e um tipo de xarope. Esse tipo de alimentação pode provocar vários prejuízos á saúde da pessoa, pois as dietas  que são restritivas, como essa podem causar um sério desequilíbrio no metabolismo do organismo, exigindo do corpo humano um grande esforço para que os órgãos vitais, como pulmão, coração e cérebro continuem se mantendo funcionais. Vale ressaltar que essas dietas alimentares podem ainda resultar em transtornos alimentares como bulimia ou anorexia nervosa.

Orientações de Especialistas

Muitas pessoas se perguntam por que é tão difícil emagrecer? Profissionais especializados em nutrição orientam que dietas restritivas  para emagrecer como por exemplo, consumir a cada três horas clara de ovo e batata cozida somente, não são recomendadas, pois apesar da clara ser rica em proteínas trazendo benefícios para quem pratica muita atividade física, as dietas restritas a dois tipos de alimentos não são ideais.

Para os especialistas, uma nutrição adequada é aquela em que haja variedade nos tipos de alimentos consumidos, que sejam fontes de proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas. Quando a pessoa quer perder peso rapidamente, o que não é recomendável, é restringir sua alimentação a um ou dois itens, esse comportamento provoca  no corpo do indivíduo deficiência de outros nutrientes, causando riscos à sua saúde.

Os especialistas revelam que para a pessoa conseguir emagrecer, o ideal é fazer uma reeducação alimentar, que consiste em realizar uma refeição saudável, com uma porção de todos os grupos alimentares, além de praticar atividades físicas com regularidade. De acordo com os profissionais, quando a pessoa emagrece rapidamente, ou seja, mais de dois quilos ao mês, ela pode estar colocando em perigo a sua saúde, pois o organismo humano precisa de um período de tempo para que se acostume ao novo peso corporal .

Por isso, quando a pessoa consegue emagrecer muito rápido, ela pode engordar novamente mais rápido também.

Erros Cometidos nas Dietas de Emagrecimento

Por que as dietas nunca dão certo? Segundo os especialistas, muitas pessoas não conseguem emagrecer devido a uma idéia errônea sobre alguns itens das dietas de emagrecimento, por isso mesmo, algumas delas acabam não funcionando. Alguns exemplos são:

Pular as Principais Refeições ou Comer muito Pouco – Os profissionais em nutrição são unânimes em afirmar que pular refeições e comer muito pouco diminui o metabolismo do corpo que começa a armazenar gordura e a utilizar a massa muscular. A orientação é se alimentar a cada três horas, com alimentos pouco calóricos como por exemplo, frutas, iogurte, tomate ou  um pedaço de queijo sem gordura.

Cortar Carboidratos da  Alimentação – Os carboidratos são os nutrientes responsáveis pela queima de gordura no organismo humano, por isso o  corpo humano necessita dele para fornecer calorias. A orientação é consumir com moderação os complexos, como  mandioca, pão, arroz e macarrão, dando preferência a suas versões integrais, além de evitar os carboidratos simples como os açúcares.

Os carboidratos são necessários ao indivíduo, também por favorecer a disposição para a prática de atividades físicas, que são fundamentais junto com uma dieta saudável para a pessoa conseguir emagrecer.

Para saber mais:

Por Salete Dias