Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dieta para Evitar a Flacidez

Dieta para Evitar a Flacidez

A maioria das mulheres a consideram um sério problema, já que não é muito fácil encontrar alguma que não tenha a tão temida flacidez. Vários métodos e técnicas já foram utilizados na tentativa de amenizar o problema, porém os especialistas advertem: Não há fórmulas milagrosas para combater a flacidez, o que realmente ajuda a atenuá-la é uma dieta saudável, retirando das refeições alimentos muito gordurosos com com açúcar em excesso, para  que  a pessoa se mantenha dentro de um peso estável, evitando o processo de emagrecer e depois engordar

Importância da Alimentação no Combate à Flacidez

Para os especialistas em nutrição e nutrologia não há mais dúvida: O mais importante para as pessoas que querem amenizar ou acabar com a  flacidez é  ter  uma dieta alimentar composta de alimentos que contenham nutrientes capazes de combater os radicais livres, eliminando do cardápio os ricos em gorduras saturadas e incluindo nas refeiçoes aqueles que tenham  a propriedade de aumentar o tônus muscular das pessoas.

Para que o individuo  consiga atingir esse objetivo ele deve evitar tanto quanto possível comidas com um valor glicêmico muito alto como a maioria das massas e doces e até mesmo algumas frutas como abacate e manga. De acordo com os especialistas, esses tipos de alimentos estimulam a produção do hormônio insulina que é o responsável pelo acúmulo do açúcar excedente no corpo n a forma de gordura. Em contra partida  todos os carboidratos que possuem um índice glicêmico baixo, podem ser consumidos sem restrições, como exemplo leguminosas e hortaliças.

Como Combater os Radicais Livres

De acordo com profissionais especializados em nutrição o combate aos radicais livres pode ser feito através do consumo de substâncias antioxidantes que possui em sua composição selênio, carotenóides, Vitamina A, Vitamina C e Vitamina E, que são nutrientes facilmente encontrados nos grãos integrais, cenoura, tomate, leite, peixes, carnes, folhas em geral, entre outros. Portanto se a pessoa tiver uma dieta alimentar equilibrada com o consumo de alimentos ricos em fibras e excluindo do cardápio salgadinhos, doces e embutidos ou enlatados porque eles contribuem na liberação dos radicais livres, que são prejudiciais ao organismo humano.

Vale ressaltar que o consumo de alimentos ricos em proteínas, como a carne por exemplo, é fundamental para a manutenção de uma alimentação saudável. Outros alimentos como folhas, alguns tipos de legumes cereais integrais e feijão também contém proteína só que em menor quantidade. Outra recomendação dos nutricionista é a ingestão de colágeno que pode ser encontrado e alimentos como a gelatina e tem a propriedade de contribuir para o fortalecimento  dos tecidos no corpo humano. É bom lembrar que a gelatina  comercializada pode conter açúcar e por isso,  a pessoa deve consumi-la  preferencialmente somente na hora de comer a sobremesa.

E o mais importante de tudo é saber muito líquido para manter o organismo sempre hidratado,pois já foi comprovado cientificamente que quando o corpo do indivíduo esta desidratado normalmente seu metabolismo corporal sofre uma queda. Os especialistas garantem que seguindo essas orientações as pessoas que estão interessadas em combater a flacidez corporal terão uma melhora considerável e também podem garantir a prevenção do surgimento do problema.

Agora já se tem a fórmula para combatê-la: Alimentação saudável é igual  a um corpo livre da flacidez.

Entendendo como a Flacidez Surge no Corpo Humano

Para combater um problema é necessário conhecê-lo profundamente. A flacidez pode ser caracterizada com  a perda de alguns elementos do tecido conjuntivo que é formado por colágeno, elastina e fibroblastos, o que resulta  na redução da firmeza das células em virtude dessa rede de elementos ficar menos densa.

Como prováveis causas, os especialistas apontam e primeiro lugar a predisposição genética da pessoa, a falta de atividades físicas ou sedentarismo, excesso de peso corporal, emagrecimento muito rápido e alimentação inadequada, com lato consumo de produtos industrializados, gordurosos ou muito doces e carboidratos com um índice glicêmico bastante elevado.

Em resumo a alimentação ideal para quem deseja prevenir ou se livrar do incômodo da flacidez deve ser aquela composta por alimentos ricos em verduras, legumes,frutas e grãos integrais, além de vitaminas, minerais e fibras. Nesse caso vale a orientação de um profissional especializado que vai adaptar a dieta alimentar adequada às necessidades nutricionais de cada pessoa afetada com o problema da flacidez.

Por Salete Dias