Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para uma vida saudável

Ter uma vida saudável é uma decisão pessoal e consciente. Uma obrigação que requer uma mudança total em seu estilo de vida. Abaixo seguem algumas dicas práticas que você pode empregar em seus primeiros passos em busca de uma vida mais saudável.

Dica #1 – Coma pequenas refeições frequentemente

Ao contrário do que alguns podem pensar, acreditando que é melhor comer menos refeições, é muito mais interessante que consumamos mais refeições, cada qual com quantidades pequenas de alimentos.

Assim, nosso organismo apresenta um metabolismo bem mais controlado e os alimentos são digeridos gradualmente.

Dica #2 – Consuma quantidades adequadas de proteínas

A proteína é um nutriente construtor, isto é, participa da construção de nossas células e tecidos, sendo portanto de grande importância na manutenção de nosso organismo.

Alimentações pobres em proteínas podem também prejudicar a formação de hormônios bem como de anticorpos, estes últimos sendo essenciais para a defesa de nosso organismo contra doenças e outras infecções.

Dica #3 – Restrinja o consumo de açúcar

Apesar de açúcares serem fontes de energia, são energéticos extras, fontes energéticas auxiliares cujo consumo deve ser bastante moderado, pois quando feito em excesso será acumulado em nosso organismo, podendo trazer certas consequências, por exemplo a obesidade.

Diversos alimentos industrializados, doces e bebidas açucaradas (como refrigerantes) são ricos em açúcares. Seu consumo, portanto, deve ser feito de forma moderada.

Dica #4 – Consuma bastantes fibras alimentares

Se você já leu algum artigo sobre frutas e verduras na alimentação ou como perder peso com saúde, provavelmente já sabe da importância das fibras alimentares dentro de nosso organismo.

As fibras alimentares são responsáveis pela manutenção de nosso organismo, reduzindo a concentração de colesterol em nosso sangue, melhorando o funcionamento intestinal e proporcionando a sensação de saciedade, o que contribui com a redução de peso.

Dica #5 – Coma o tipo certo de gordura

Sempre dizemos para evitar o consumo de gorduras, mas você sabia que há certos tipos que são mais benéficos que outros? Veja só:

  • Gorduras insaturadas e monoinsaturadas – de origem vegetal, ajudam a reduzir o mau colesterol e aumentam a concentração do bom colesterol em nosso organismo;
  • Gorduras saturadas – de origem animal, são responsáveis pelo aumento do mau colesterol em nosso organismo;
  • Gorduras trans – formadas no processo de hidrogenação de gorduras vegetais, são responsáveis não somente pelo aumento do mau colesterol como também pela redução do bom colesterol.

Em outras palavras, procure ingerir gorduras insaturadas de forma moderada e evite ao máximo gorduras trans e saturadas!

Dica #6 – Beba água!

Não se pode esquecer também da importância de beber sempre bastante água e, assim, manter-se bastante hidratado.

Nosso organismo é composto 80% por água, o que comprova a importância dela na manutenção do mesmo. Quando um organismo encontra-se em um grave estado de desidratação, pode desenvolver sérios problemas inclusive danos irreversíveis aos rins, órgãos responsáveis pela excreção de substâncias indesejadas ou em excesso.

Dica #7 – Conheça as informações nutricionais de cada alimento

Uma outra dica interessante que você deve observar é quanto à composição nutricional de cada alimento. No caso de alimentos industrializados, basta observar o rótulo, onde as informações nutricionais devem estar estampadas.

Já no caso de alimentos naturais, como carnes, frutas e verduras, basta uma pesquisa na Internet ou em livros de Nutrição para melhor conhecer a composição dos mesmos.

Enfim…

Tais informações podem ser muito úteis, não somente na composição de um cardápio mais saudável, mas também para metas específicas, como a perda de peso ou controle da hipertensão arterial.

Cada um dos passos aqui apresentados podem provocar uma grande mudança no estilo de vida e consequentemente na saúde da pessoa. Seguindo-se tais passos, pode-se ter uma vida muito mais saudável.