Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para melhor aproveitar o valor nutricional das hortaliças

Queridos leitores! Hoje estaremos falando sobre como aproveitar melhor o valor nutricional das hortaliças.

As hortaliças são bastante ricas em fibras e ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, portanto consumir hortaliças diariamente é um hábito alimentar muito saudável.

As hortaliças durante seu preparo pode perder o valor total de seus minerais e vitaminas e por isso devemos melhor aproveitar esse minerais, proteinas e fibras alimentares que as hortaliças oferecem.

Vamos ver também a importância das frutas, verduras e legumes na alimentação, esses alimentos são fundamentais para nosso organismo, saúde e bem estar.

Esses alimentos são muito importantes para nossa alimentação pois possuem vitaminas, minerais e fibras e uma boa ingestão desses nutrientes é muito importante para a nutrição da pessoa, ajudando no bom funcionamento do organismo e protegendo o mesmo de doenças. Precisamos assim dessas hortaliças para ter uma vida melhor, cm mais saúde.

Então vamos fazer uma lista com boas dicas para aproveitar melhor o valor nutricional das hortaliças e assim obter um valor total de fibras e nutrientes em nossa alimentação adequado para o nosso dia-a-dia?

Dica 1: Descascar menos os alimentos!

Antes de prepará-los é preciso descascar o mínimo possível e ainda utilizar a casca dos alimentos para melhor aproveitar seu valor nutricional, pois em muitos alimentos perde-se boa parte dos nutrientes quando não utilizamos suas cascas.

Dica 2: Use pouca água em preparos!

Use pouca água no preparo dos alimentos, pois eles podem acabar perdendo seus nutrientes e minerais, que ficarão dispersos na água, portanto para melhor aproveitar o valor nutricional das hortaliças é melhor usar pouca água no cozimento e preparo.

Dica 3: Reutilize a água!

É preciso reutilizar a água usada no cozimento dos alimentos para serem usadas no preparo de outros alimentos, como sopas, caldos e molhos, evitando assim a perda daqueles nutrientes que se concentraram naquele líquido.

Dica 4: Cozinhar e depois refogar: não!

Não cozinhe e depois refogue as verduras folhosas, é preciso refogá-las cruas e depois cozinhá-las.

Dica 5: Consuma o alimento no mesmo dia

Hortaliças costumam murchar se guardadas por muito tempo, então é preciso consumi-las no mesmo dia em que forem compradas sempre que possível, ou ao menos no mesmo dia em que forem preparadas para a refeição.

Dica 6: Não faça sucos de hortaliças e frutas muito antes do uso.

Não é recomendável fazer sucos de frutas e hortaliças bem antes do seu consumo, pois podem perder seus nutrientes, minerais, enfim, seu valor nutritivo.

Vale lembrar que as hortaliças são grandes fontes de diversos minerais e vitaminas, mas possuem poucas calorias, tornando-as excelentes para dietas de pessoas que querem perder peso com saúde.