Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para manter a saúde

Este artigo traz dicas para manter a saúde, vale ressaltar que perder peso rapidamente é sem dúvida o sonho de muitas pessoas, esse desejo faz com que muitas vezes os indivíduos apelem para dietas prontas consideradas milagrosas, só que na verdade essa dieta não foi elaborada a partir de uma avaliação individual clínica, bioquímica e dietética; enfim, para elaborar uma dieta que atenda as necessidades nutricionais de um indivíduo é necessário uma dieta individualizada pois as necessiades das pessoas são diferenciadas.

O efeito das dietas prontas no organismo é o conhecido efeito sanfona que se trata daquele processo em que o indivíduo engorda e emagrece constantemente. Essa alteração constante no metabolismo interfere além da questão estética pois afeta também a saúde, visto que contribui para o surgimento de doenças coronarianas.

Dicas para manter a saúde

Mantenha o metabolismo acelerado

Quando se fala que para emagrecer e até mesmo manter-se saudável é preciso comer sempre, é verdade. Realize no mínimo 5 ou até seis refeições diárias. Estabeleça horários para refeições e um intervalo de três horas entre elas e um lanche, no entanto prefira lanches saudáveis como as frutas que devem ser consumidas diariamente.

Carboidratos integrais

Aumente a orfeta de fibras na dieta pois ela geralmente é baixa. Muitas pessoas optam por excluir os carboidratos na dieta, no entanto eles são muito importantes como fonte energética. Preferir os carboidratos integrais é uma boa opção de mantê-los na dieta de forma saudável. As fibras presentes nestes alimentos auxiliam no funcionamento intestinal e na melhora do organismo.

Evite o excesso de alimentos gordurosos

Hoje em dia fala-se muito em consumir alimentos grelhados e cozidos, essa opção serve para tentar reduzir o alto consumo de gorduras saturadas. Os lipídios são importantes para o organismo, no entanto a melhor maneira de obtê-los através da alimentação é em suas formas insaturadas (nozes, castanhas, azeite de oliva). Evitar os alimentos industrializados, embutidos e as comidas de fast food também é importante.

Beba bastante água

A ingestão de água auxilia na manutenção do bom funcionamento do organismo, elimina toxinas e mantém o corpo hidratado.

Prefira alimentos saudáveis

Consuma frutas, verduras, legumes  e fibras regularmente. Evite refrigerantes, prefira os sucos naturais é importante também reduzir o consumo de doces e açúcares.

As dicas para manter a saúde são generalizadas, para que você obtenha uma avaliação específica do seu estado de saúde procure um médico e nutricionista. Uma avaliação nutricional propociona a prevenção de problemas da saúde através de uma boa alimentação e consequentemente do bom funcionamento do organismo.