Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas para as crianças comerem melhor

A reclamação comum entre pais ou responsáveis pelas crianças é a dificuldade em fazer com que a criança se alimente de forma correta. Muita das vezes a criança prefere guloseimas, biscoitos ou qualquer outro tipo de lanche e apresenta dificuldade em aceitar as principais refeições como almoço e jantar. Essa característica infantil é tão frequente que muita das vezes é considerada normal, no entanto a criança está em fase de crescimento e portanto deve fornecer ao organismo os nutrientes que são essenciais a essa fase e devem ser obtidos através de uma alimentação saudável.

Pensando nisso, resolvemos disponibilizar algumas dicas para as crianças comerem melhor, pois a alimentação além de contribuir para o crescimento é fundamental na prevenção de doenças como anemia, gripes entre outras.

Dicas para as crianças comerem melhor:

  • Quando toda a família costuma se alimentar de forma saudável, a criança costuma ir pelo mesmo caminho. É importante que todos em casa mantenham hábitos corretos sobre a alimentação, não adianta querer que a criança se alimente corretamente quando todos a sua volta não o faz.
  • A criatividade é fundamental – Deve haver criatividade na forma como o alimento é oferecido para a criança. Misturar as cores, preparar suflês e brincar com o corte dos alimentos são algumas formas de trabalhar a criatividade na hora de servir a refeição infantil.
  • Horários para as refeições – As refeições devem ser feitas em horários pré estabelecidos, isso evita com que a criança fique com fome e coma bobagem antes da refeição principal, além disso traz disciplina para o dia dia da criança. O intervalo entre uma refeição principal e outra deve ser intercalado por pequenos lanches, no entanto quando a criança rejeita a refeição principal esse lanche deve ser reduzido o mínimo possível, pois quando esses lanches são constantes e em grande quantidade, a criança geralmente prefere consumir somente os lanches ao invés de realizar as principais refeições.
  • O suco deve ser oferecido somente após a refeição. Quando os sucos ou qualquer outro tipo de bebida são oferecidos junto com o alimento, a criança consome uma menor quantidade do alimento.
  • Não ofereça recompensas – Esse é um hábito ainda muito comum em nossa sociedade, fazer com que a criança coma em troca de alguma recompensa. No entanto, especialistas condenam esse hábito pois eles não ajuda a estabelecer bons hábitos alimentares na criança.
  • A ideia de fazer com que a criança ajude a elaborar os pratos que serão servidos é muito bem aceita principalmente entre as crianças mais velhas. Muitas crianças costumam comer alimentos que não seriam aceitos em outras ocasiões quando elas preparam a própria comida, além disso essas ocasiões são uma oportunidade para que elas possam conhecer os alimentos.
  • Evite comer em outros lugares que não seja o local estipulado para as refeições, muitas crianças querem comer a frente da TV ou enquanto brincam, no entanto é importante comer no local e na hora certa.

As dicas para as crianças comerem melhor são importantes pois auxiliam a solucionar um problema complicado para os pais que não sabem como agir diante da falta de apetite da criança.