Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Dicas de nutrição para todas as idades

A nutrição é hoje em dia um dos assuntos mais pesquisados pelas pessoas. A curiosidade e interesse pelo assunto cresce na medida que importantes aspectos da nossa saúde podem ser regulados por uma boa alimentação. Quando o indivíduo cuida não só da sua alimentação mas também da alimentação de sua família, como é o caso das donas de casa, a responsabilidade é ainda maior. Além disso, nem todas as pessoas tem acesso a um profissional de nutrição para receber informações sobre como melhorar a qualidade da alimentos, pensando nisso iremos disponibilizar dicas de nutrição para todas as idades.

Dicas de nutrição para todas as idades

Mantenha o controle de calorias – Emagrecer é hoje sem dúvida um dos maiores desafios para as pessoas. Quando o indivíduo não deseja emagrecer, ele almeja manter o seu peso corporal e para isso é preciso manter o controle das calorias. Isso não significa que você deverá ficar atento apenas as calorias no alimento, é preciso também ter certeza da qualidade do mesmo, no entanto manter as calorias sob controle é fundamental para a manutenção ou perda de peso corporal.

Considere o seu estilo de vida – É necessário verificar se o seu estilo de vida está contribuindo para que você tenha uma vida saudável. O sedentarismo deve ser evitado desde cedo, por isso é importante incentivar a prática de atividades físicas ainda na infância.  Uma caminhada de apenas trinta minutos por dia é suficiente para que o indivíduo saia da zona de sedentarismo. O estilo de vida inclui além da prática de atividades físicas a qualidade da alimentação. Esses dois aspectos são de extrema importância para uma vida saudável.

Não deixe de realizar o café da manhã – Muito se houve falar que o café da manhã é uma das refeições mais importantes do dia e isso é verdade. Durante o período de sono, o organismo fica desprovido de qualquer tipo de alimentação e energia. Por isso ao despertar é importante que o indivíduo faça uma refeição com alimentos saudáveis que podem garantir energia e disposição para realizar as tarefas diárias.

Coma lanches saudáveis entre as refeições – Evite ficar muito tempo sem se alimentar. Quando passamos um longo período sem nos alimentarmos, é comum que o consumo de alimentos na próxima refeição seja bem maior, além disso o metabolismo fica acostumado a degradar os alimentos lentamente já que a oferta de alimentos não é constante. A melhor opção é consumir lanches saudáveis, principalmente frutas, entre as refeições.

Escolha bebidas saudáveis – Prefira água e sucos naturais a refrigerantes. Os refrigerantes podem até ser consumidos com moderação, por aquelas pessoas que não conseguem exclui-los totalmente da dieta, no entanto eles nunca devem ser consumidos com frequência. Essas bebidas além de terem um alto teor de açúcar, também são ricas em sódio e pobre em vitaminas e minerais.

Mantenha-se hidratado – A hidratação é fundamental para que o indivíduo consiga realizar todas as suas funções vitais além de auxiliar na liberação de toxinas presentes no organismo. A ingestão de água é o principal meio de manter-se hidratado.

Faça um plano de refeições semanal – É importante sempre pensar antes no que irá comer, isso evita que o indivíduo acabe ingerindo alimentos demais ou pouco saudáveis. Faça um plano das refeições que você irá fazer durante a semana incluindo os lanches, mesmo que isso demande um certo tempo o resultado com certeza será válido.

Considerações finais

As dicas de nutrição para todas as idades servem para orientar toda a família quanto a alimentação e ao estilo de vida. As orientações que o indivíduo recebe quanto ao estilo de vida, devem ser incorporadas a vida do indivíduo, elas não devem ser utilizadas somente por um período de tempo.