Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cuidados com a salmonelose

Você sabe o que é a salmonelose? Não? É bom que fique atento a partir de agora, pois está é uma doença infecciosa transmitida por uma bactéria, a Salmonella enterica, que aloja-se nos alimentos que não foram submetidos ao processo de cozimento ou pré-cozimento de maneira totalmente correta.

Podendo causar intoxicação alimentar, seus principais sintomas são dores abdominais, diarreias, e dependendo do caso pode levar a morte do portador da doença. Os alimentos que são propícios a contaminação são de origem animal como, carnes, leite e ovos.

Cuidados com a salmonelose

Os principais cuidados com a salmonelose estão relacionado a higiene dos alimentos. O indivíduo que irá manusear o alimento deve lavar bem as mãos, esse é o primeiro cuidado para não contaminar o alimento ainda cru. Outro cuidado bastante importante é deixa o alimento que está congelado degelar na geladeira, para isso basta que retire-o do freezer ou congelador e coloque em uma parte refrigerador menos fria.

E no momento em que for fazer os cortes da carnes, lave bem a faca de uso, e se for assar a mesma, prefira deixa em um ponto que esteja bem passada, nada de carne mal passada com muita gordura e sangue escorrendo. Lembre-se a sua saúde deve estar em primeiro lugar! 🙂

Depois de feito os cortes limpe bem todos os instrumentos que utilizou para fazer a atividade, uma boa dica é colocar um bule de água para ferver, e com essa água você deverá despejar por facas, pias, e tábuas, enfim o que usou para faze o manipulação do alimento. Ou então se preferir coloque os instrumento em uma solução com água sanitária durante alguns minutos.

Quanto aos ovos, é importante que os mesmos não sejam armazenados na porta da geladeira, apesar da maioria desses eletrodomésticos terem um recipiente na porta para isso. O ideal é comprar os ovos mais limpos do ponto de vista visual, e ao chegar em casa retirá-los da embalagem original, colocar em outro recipiente e armazená-los na geladeira.

Lembrando que os ovos só devem ser lavados e secados antes de serem usados, portanto nada de lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. A casca do ovo por ser porosa, quando é lavada expõe o alimento mais facilmente a contaminações, caso os ovos estejam muito sujos, limpe-os apenas com um papel toalha.

Como identificar os sintomas da salmonelose? Após algumas horas depois do consumo de um alimento que esteja infectado com salmonela, surgem sintomas como, febre, fortes dores na barriga, náuseas, ânsia de vômito, diarreia, enxaqueca, são os sintomas da doença.

O seu diagnóstico é feito a partir de exames feito para identificar a presença de germes nas fezes, a partir daí é que determinado a medicação apropriada para tratamento. E o tempo comum de infecção é de cinco a sete dias, o tratamento é aplicado com base na gravidade da infecção.

Caso a infecção tenha afetado o intestino a ponto de deixá-lo desidratado, o paciente deverá ser hospitalizado e fazer a hidratação com soro. Em casos mais agravados o tratamento é feito com antibióticos. É recomendável a ingestão em abundância de água e líquido para manter-se hidratado.