Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Consumindo café, chocolate e chás

Descrição

Existem três substâncias de origem natural, que possuem um princípio ativo único denominado Di ou Tri-Metil-Xantina, cujos efeitos no organismo são também similares, diferindo apenas em intensidade, porém estas substâncias são excitantes do sistema nervoso central, diuréticas e vaso dilatadoras.

Destas, a que possui maior grau de excitação a nível de sistema nervoso é o café, o chocolate possui o maior grau em relação à vaso-dilatação e o chá é o que possui maior efeito diurético.

Visto estas características, os usuários destas substâncias podem desenvolver com o uso contínuo, dependência psíquica (psíquica, não física), como ocorre com as drogas (sejam elas legalizadas ou não) como maconha, crack e o cigarro, por exemplo.

Chás, chocolates e café

Benefícios

Acontece que, recentemente (segunda feira – dia 9 de abril de 2007) um grupo de cientistas alemães afirmaram que alimentos como o cacau reduzem a pressão arterial, e pesquisadores da Carolina do Norte concluíram que cafeína e tabaco podem proteger indivíduos contra a ação do mal de Parkinson.

Existe a expectativa de que formas modificadas da cafeína poderão, no futuro, ser utilizadas para cessar o crescimento descontrolado de um câncer ou prevenir a formação dos coágulos de sangue causadores de ataques cardíacos e derrames. Aos que não sabem, não somente o café contém cafeína, mas também o chocolate, chá, refrigerantes e outros.

Mas esta informação ainda não é uma realidade, sendo portanto fundamental alertar às pessoas sobre os riscos de overdose de cafeína. A cafeína possui muitos efeitos colaterais, sendo assim, é necessário que se encontre uma solução para estes antes.

Com relação ao mal de Parkinson, entre as pessoas cujas famílias são afetadas por essa doença, aquelas que fumam e bebem em grande quantidade doses de café estão menos suscetíveis a serem afetadas pela doença.

Os ácidos clorogênicos presentes no café possuem, também, o papel de estimulantes cerebrais, uma vez que ajudam o cérebro a manter-se mais atento e concentrado, bem como reduz a ocorrência da apatia e depressão.

O chocolate também possui tal papel de estimulante cerebral e, vem-se atribuindo também, um papel na manutenção do sistema cardiovascular.

Apesar de se mostrarem como substâncias vilãs para nosso organismo por causarem dependência após uso prolongado, alimentos com cafeína (e até mesmo a nicotina) apresentam uma outra face perante problemas sérios de saúde, podendo servir agora e no futuro, após mais pesquisas, para combater e atenuar doenças.

Já quanto aos chás, todos nós estamos cientes de suas características fitoterápicas, principalmente no que se trata do sistema digestivo. Infelizmente a ciência ainda não comprovou todas as aplicações dos chás segundo a crença popular, sendo assim, é muito bom um pouco de cautela em alguns casos. Se tiver interesse, clicando neste site você encontrará uma excelente lista contendo cada chá e as causas e efeitos que devemos esperar por isso.

Outro caso interessante é o do chá preto. O chá preto é conhecido pelo seu potencial como vasodilatador, propiciando assim a distensão e expansão das artérias. Entretanto essa propriedade somente é constatada na ausência do leite, isto é, ao adicionar leite ao chá preto, estamos inibindo a capacidade vasodilatadora do mesmo. Cientistas acreditam que é a caseína, uma proteína presente no leite, a responsável pela inibição do benefício cardiovascular do chá.

Referências Bibliográficas

ACESSA.COM, O café nosso de todo dia, disponível em http://www.jfservice.com.br/viver/arquivo/nutricao/2002/07/31-cafe/

CAMPOS, Shirley, Café e Chocolate têm substância que pode ajudar no combate ao câncer, disponível em http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/2070

NOTÍCIAS DIGINET – SAÚDE, Tabaco, Café e Chocolate Podem Ser Benéficos, disponível em http://canais.digi.com.br/noticias/2007/04/10/tabaco_cafe_e_chocolate_podem_ser_benefi

PERFORMANCE ONLINE, Chá com Leite, disponível em http://performance.clix.pt/html/nutricao_desc.asp?id=277

SAÚDE E VIDA ON-LINE, Chá, Café e Chocolate, Fumo e Outras Dependências, disponível em: http://www.saudevidaonline.com.br/artigo98.htm

SITE MÉDICO, Chá, o Alimento que Cura, disponível em http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=619