Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Consequências do estresse na relação entre pais e filhos

Muitas pessoas não se dão conta, mas o ambiente em que a criança vive , é essencial para que ela possa se desenvolver de forma satisfatória. A reclamação que os bebês estão agressivos, chorosos e estressados não é incomum, dessa forma muitos pais procuram atendimento médico acreditando que a criança possa está com algum problema, no entanto isso nem sempre é detectado. Muitas vezes a criança se encontra estressada e agressiva por conta do comportamento dos pais.

Assim como no ventre, os bebês sentem as reações do meio em que vivem, principalmente em relação as atitudes da mãe. O estresse é algo que está cada dia mais presente em nossa sociedade, além disso a sobrecarga de afazeres que inclui atividades tanto no trabalho quanto no ambiente doméstico, colaboram para que a mulher se torne estressada. Somado a isso, estão também as alterações hormonais que em geral, contribuem para alterações repentinas e bruscas de humor bem como irritabilidade.

Apesar de ressaltar o estresse feminino por conta das alterações hormonais entre outros fatores, os homens também encontram-se muitas vezes estressados e as consequências desse estresse são sentidos na família da mesma forma.

Muitas pessoas ainda conseguem controlar todo esse processo para que ele não venha atrapalhar a vida em família, no entanto em alguns casos o estresse excessivo pode prejudicar a relação familiar. Dessa forma, as consequências do estresse na relação entre pais e filhos são negativas para o bom convívio em família.

Uma vez detectado que o estresse apresentado pelos filhos é muita vezes consequência das atitudes dos pais, é importante rever a importância de uma boa relação em família e o que ela pode proporcionar a todos os envolvidos no processo.

Consequências do estresse na alimentação

O estresse é algo que deve ser evitado pois ele pode afetar diversas áreas da vida do indivíduo, desde as áreas que envolvem o trabalho, a família e até mesmo a alimentação. Um indivíduo estressado dificilmente se alimenta de forma correta, pois geralmente ele tende a comer em excesso ou a reduzir de forma drástica a ingestão de alimentos. Nem uma das duas maneiras está correta, pois é necessário que a ingestão de alimentos possa atender as necessidades nutricionais do indivíduo de forma equilibrada, sem excessos ou deficiências. Além disso, alguns alimentos que auxiliam no relaxamento corporal e combatem a irritação podem ser bons aliados no combate ao estresse.

Formas de evitar o estresse na relação entre pais e filhos

Primeiramente é necessário evitar o estresse de uma maneira em geral, pois pais estressados em casa, são consequências de outros tipos de estresse sofridos pelo indivíduo.

Além disso, o amor pela família é a melhor forma de evitar o estresse. É importante saber reconhecer que o estresse torna todas as dificuldades da vida ainda maiores. Dificuldades essas, que todas as pessoas têm, no entanto sempre costumamos achar que a vida dos outros é melhor que a nossa e isso nem sempre é verdade. O que vai determinar a felicidade do indivíduo é a capacidade que ele apresenta para contornar e solucionar as adversidades que aparecem pelo caminho.