Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como ter uma alimentação saudável com baixos custos

Olá, caros leitores do ‘Nutrição em Foco’! Temos hoje um tema bastante interessante para as pessoas que querem ter uma alimentação saudável com baixos custos, ou seja, poder alimentar-se de modo saudável de acordo com as sua condições financeiras.

Para ter uma diversidade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos dentre outros nutrientes, na mesa todos os dias, é um pouco complicado quando tem-se pouco capital disponível. Esta questão afeta principalmente as famílias de classes média e baixa da sociedade brasileira. Porém, não se deve nunca deixar a saúde para depois.

Mas nos dias de hoje temos novidades agradáveis para essas pessoas, são as dicas de como comprar alimentos saudáveis com baixo custo. Pois sabemos que é possível adquirir os alimentos ricos em diversos nutrientes que são necessários para o nosso metabolismo. E nos dias de hoje, já não é mais necessário ser “rico” para ter uma alimentação adequada.

Para tal feito é preciso que você reserve um pouco de tempo para poder elaborar um bom cardápio alimentar para a sua família. Optando por alimentos saudáveis, de boa qualidade e ainda baratos.

Vamos começar pelos vegetais e frutas. Você já deve ter escutado alguém comentar que alimentos frescos são bem caros, não é mesmo? Bem, essa afirmação não é verídica, pois as frutas e verduras da estação que chegam às feiras e supermercados são as opções mais econômicas. Claro que alimentos deste tipo fora da sua época de colheita terão preços mais salgados.

Assim, a ideia é que você opte por alimentos que estejam na época da sua colheita, e ainda se puder comprar em maior quantidade, o valor resultante ficará mais em conta. Além disso se você preferir, poderá fazer o cultivo de hortaliças em uma mini-horta no quintal, jardim ou em outro espaço da sua casa. Assim conseguirá tanto ter baixo custo quanto boa qualidade na alimentação, por causa dos produtos químicos que não serão necessários utilizar em seu próprio cultivo.

Nosso próximo ponto é referente às proteínas, pois os alimentos que contêm boa quantidade deste nutriente em sua maioria são de origem animal. E pode ser algo complicado quanto se tem pouco dinheiro no bolso, pois as melhores peças de carne como filé mignon e lombo, que são exemplos das partes nobres da carne bovina, e conhecidas também pelos seus valores.

Mas para isso podemos adotar outras opções, como preferir comprar um frango inteiro pode custar menos em comparação a se optar por adquiri-lo dividido. E assim você mesmo poderá dividi-lo em partes como, peito, coxa, entre outras, e preparar pratos saborosos e saudáveis.

Ou preparar alimentos com proteína de soja, que também é outra alternativa, boa e barata. Outras fontes de proteínas são os ovos, o amendoim, grãos como feijão, ervilha e lentilha.

Uma dica extra, é evitar comer fora de casa, pois os alimentos em lanchonetes e restaurantes costumam ser bem mais caros do que a alimentação feita em casa. E você, já teve alguma experiência com alimentação saudável com baixos custos? Comente, deixe a sua opinião!