Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como livrar-se das toxinas?

Ter um organismo livre de impurezas e toxinas é um caminho certo para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida. No entanto, para que isso ocorra é necessário que as pessoas consigam se livrar das substâncias tóxicas que estão presentes em seus corpos. Mas como será que elas podem se livrar das toxinas? Antes de sabermos como fazer para que isso aconteça, devemos entender primeiro o que são toxinas e qual sua influência na saúde orgânica dos seres humanos.

Entendendo um pouco mais sobre toxinas

Dizemos que um elemento é toxico quando ele provoca danos à saúde dos seres humanos. Dessa forma o conceito de toxina pode ser entendido como qualquer substância biológica que ao entrar em contato com o organismo dos indivíduos pode provocar enfermidades no corpo, por isso devem ser eliminadas regularmente para que as pessoas possam manter uma boa qualidade de vida. De acordo com alguns especialistas existem as toxinas bacterianas que provocam a alteração no metabolismo celular atacando os órgãos vitais do organismo e provocando as patologias. Consideradas com subprodutos do processo metabólico do corpo humano que devem ser expelidos, as toxinas podem inclusive trazer riscos à vida do indivíduo quando por qualquer motivo não são eliminadas e se acumulam em seu organismo.

Principais substâncias tóxicas ao organismo

Os profissionais da área de saúde informam que as toxinas que mais atuam no organismo dos seres humanos e que devem ser eliminadas para a manutenção da saúde são as seguintes substâncias, entre outras: chumbo, flúor, cloro, mercúrio, alumínio, pesticidas, césio radioativo ou urânio e aspartame.

Vejamos agora como cada elemento atua, em situações práticas da vida, causando riscos ao corpo saudável dos indivíduos, e que, portanto devem ser evitados para que eles consigam se livrar das toxinas:

Alumínio: de acordo com especialistas, quando as pessoas se alimentam com refeições feitas em panelas de alumínio, seus organismos absorvem essa substância que pode trazer riscos a saúde. Outra maneira de consumir alumínio é através da ingestão de bebidas alcoólicas como cerveja, por exemplo, ou então refrigerantes em latas de alumínio.

Flúor: através da escovação dos dentes todos os dias, o organismo dos seres humanos acaba absorvendo o flúor presente nos cremes dentais que são à base dessa substância. Uma boa dica para evitar esse problema é escovar os dentes com uma pequena quantidade de creme dental e utilizar creme dental sem flúor para crianças que não conseguem cuspir no momento da escovação.

Chumbo: quando as pessoas inalam chumbo podem ter algumas consequências sérias em sua saúde, e isso é muito comum quando elas pintam suas casas, por exemplo, com tintas à base dessa substância e inspiram o cheiro exalado por elas.

Cloro: quando as pessoas colocam seus alimentos imersos em água com cloro, ou simplesmente quando tomam banho todos os dias, seu organismo acaba absorvendo essa substância tóxica.

Mercúrio: quando as pessoas respiram o ar provocado pelas queimadas acabam absorvendo mercúrio. Essa substância também é utilizada em algumas amálgamas que são colocadas nos dentes das pessoas.

Aspartame: o aspartame é uma substância utilizada em alimentos ditos light ou diet e são absolvidos pelo organismo quando as pessoas consomem esses tipos de produtos.

Urânio ou césio radioativo: quando as pessoas são expostas a algum tipo de radiação com esses elementos, podem ter a saúde seriamente prejudicada.

Pesticidas: quando as pessoas consomem alimentos onde foram utilizados pesticidas em seu cultivo.

Considerações finais

Quando as pessoas notarem que estão tendo algum tipo de comportamento dos que foram descritos acima com a ingestão de substâncias tóxicas aos seus organismos, devem imediatamente tentar parar e começar uma nova atitude com a eliminação dessas toxinas do corpo para que possam conseguir manter uma vida mais saudável e produtiva. Alguns especialistas se preocupam principalmente no caso das radiações, pois ninguém sabe em longo prazo, quais os reais riscos que poderão produzir nos indivíduos que por qualquer razão foram expostos a acidentes radioativos vindos a ingerir esses elementos tóxicos.

Vale ressaltar que somente um profissional especialista na área de saúde deve orientar às pessoas qual a melhor maneira de se livrar das toxinas acumuladas em seus organismos. É importante lembrar que os minerais apresentam funções importantes no organismo, no entanto a ingestão desses elementos deve respeitar um certo limite, pois em excesso são prejudiciais a saúde.

Por Salete Dias