Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como ganhar peso com saúde

Ganhar peso nem sempre é o desejo de muitas pessoas, porém alguns indivíduos se encontram  abaixo do peso ideal e apresentam resistência em ganhar peso por diversos fatores. No entanto para ganhar peso, é necessário seguir uma dieta saudável que não acarrete problemas a saúde.

Existem diversas formas saudáveis para conquistar o peso ideal sem agredir o organismo com alimentos que não comprometem o seu bem estar e saúde.

É importante lembrar que não adianta apelar para dietas absurdas, é necessário procurar orientação profissional para avaliar a dieta atual bem como possíveis fatores relacionados a dificuldade de ganhar peso. O nutricionista é o profissional que deve prescrever uma dieta individual de acordo com as necessidades nutricionais do indivíduo.

Caso uma dieta hipercalórica seja prescrita para um indivíduo, ela deverá conter alimentos saudáveis porém que apresente altas calorias. Pensando no bem estar e saúde dos que querem ganhar peso, o Nutrição em foco elaborou algumas sugestões saudáveis para o ganho de peso. Vejamos a seguir alguns hábitos e alimentos que ajudam no processo e não agridem a saúde:

  • Tendo em base que uma das dificuldades de algumas pessoas magras é aumentar o consumo de alimentos diariamente, uma boa sugestão é realizar seis refeições por dia. Café da manhã, almoço e jantar intercalados por pequenos lanches.
  • Pães e massas ajudam no ganho de peso mas podem elevar o nível do colesterol ruim no sangue. As versões integrais destes alimentos pode ser uma boa opção para variar o cardápio.
  • Procure consumir gorduras boas, como as presentes nas nozes e peixes (Omega-6, Omega-3), pois essas gorduras elevam o bom colesterol e são benéficas a saúde. Também é muito importante consumir proteínas, mas é preciso ter cuidado para não haver uma ingestão excessiva.
  • Uma dica para que os alimentos consumidos tenham uma melhor absorção é mastiga-los bem.
  • A pratica de exercícios físicos é uma boa opção para quem deseja ganhar peso, a musculação por exemplo, fornece mais massa muscular e abre o apetite.

Porém como já foi dito anteriormente, o ideal é procurar uma orientação profissional não só para quem deseja ganhar peso mas para quem também deseja perdê-lo.