Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Como combater as cãibras

As cãibras musculares são frequentes e incômodas na vida dos atletas, causada por diversos motivos que vão desde deficiências alimentares a grandes esforços físicos, as cãibras acabam sempre por causar incômodos. Como combater as cãibras é o assunto que iremos abordar neste artigo com o objetivo de tentar reduzi-las na vida do atleta.

As cãibras são caracterizadas por contrações involuntárias dos músculos ou espasmos intensos. É comum que elas aparecem após a realização de exercícios físicos intensos, no entanto o indivíduo deve ficar atento para que as cãibras não venham impedir a realização das atividades esportivas.

Causas das cãibras

Para se conhecer os mecanismos de como combater as cãibras, ter conhecimento do que pode causá-las é fundamental.

  • Substâncias tóxicas – Algumas substâncias consideradas tóxicas ao organismo como o ácido láctico e amônia são produzidas durante a prática de exercícios. A amônia é acumulada próximo as fibras dos músculos porque o fígado que é responsável por convertê-la em ureia tem sua atividade reduzida durante a prática de exercícios. Já o ácido láctico é o produto obtido do metabolismo dos carboidratos durante o exercício anaeróbico.
  • Alimentação – A deficiência de algumas vitaminas também pode ocasionar cãibras  É comum que ao realizar exercícios físicos intensos o organismo produza radicais livres, dessa forma as vitaminas com alto poder antioxidante como as vitaminas E e C garantem a proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres por exercício. Sendo assim, os alimentos ricos nestes vitaminas ( E e C) devem sempre fazer parte da dieta dos atletas. Outra deficiência alimentar que pode causar cãibras é a falta de potássio no organismo, este mineral atua na formação dos potenciais elétricos sua ausência no organismo pode comprometer a contração muscular e gerar contrações involuntárias nos músculos.
  • Desidratação – Os fluidos perdidos durante a prática de exercícios podem interferir nos movimentos musculares. O sódio é um mineral que é perdido com o suor do atleta e deve ser reposto ao organismo durante o exercício principalmente através de bebidas que contenham este mineral, pois ele atua nos sinais nervosos e sua deficiência gera cãibras.

Como combater as cãibras

  • Alongamento antes dos exercícios
  • Consumir alimentos ricos em potássio como bananas, nozes, batata assada, pêssego entre outros
  • Manter uma alimentação saudável e balanceada em termos de vitaminas e minerais
  • Evitar praticar qualquer tipo de atividade física em jejum
  • Ingerir bebidas isotônicas durante o exercício para repor o sódio (principalmente nos casos de exercícios pesados)
  • Ingerir bastante água antes, durante e após os exercícios
  • Descansar após o exercício é importante para não sobrecarregar a musculatura
  • Variar a alimentação é essencial para que todos os nutrientes possam ser obtidos e consequentemente evitar as deficiências alimentares

As dicas de como combater as cãibras é importante para quem deseja manter-se longe deste problema. Sabe-se que para que os exercícios sejam realizados de forma satisfatória é essencial eliminar os incômodos que possam ser causados ao corpo pela prática de exercícios. Realizar atividades físicas é uma prática saudável que deve estar aliada a uma alimentação balanceada com o objetivo de obter uma excelente qualidade de vida.