Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cinco perguntas para o seu bem-estar

Talvez somente uma boa nutrição não lhe traga bem-estar e felicidade, mas com certeza você não terá bem-estar e felicidade enquanto tiver uma alimentação desregrada e subnutrida! O seu bem-estar não é produto somente de uma boa alimentação, e sim do bom funcionamento de seu corpo como um todo, não somente fisiologicamente, mas também socialmente, profissionalmente, etc.

Enfim, há muitas variáveis envolvidas e nos focaremos agora naquela parte que realmente nos importa: a nutrição. Para tal, estamos lhe trazendo cinco perguntas para o seu bem-estar e esperamos que as responda de forma sincera, ok?

Como você pode consumir frutas ao longo de seu dia?

Já parou para pensar nisso? Quero dizer, nós precisamos consumir frutas diariamente, mas as pessoas muitas vezes dizem que não têm tempo para isso ou que simplesmente não sabem como fazê-lo.

Uma forma bem simples e objetiva é comendo alguma fruta em seu café da manhã, pois a primeira refeição é a mais importante, uma vez que se trata de nosso dejejum. Outro momento igualmente bom para se comer uma fruta é antes de ir dormir, pois como se trata de um alimento bem leve você poderá dormir tranquilamente e não sentirá seu corpo “pesado”.

Você também pode inserir frutas como uma sobremesa logo após o almoço, seja como um copo de suco, algum doce – não exagere no açúcar! – ou ingerindo a própria fruta, que é a forma que melhor mantém seu valor nutritivo.

Você está consumindo cereais integrais diariamente?

Arroz, trigo, granola e tantos outros cereais podem contribuir e muito com o nosso organismo. Há várias substâncias neles necessárias para o nosso corpo – geralmente as vitaminas e minerais – mas o que os torna tão interessantes é que, além disso, são ricos em fibras alimentares e hipocalóricos.

Por serem ricos em fibras alimentares, auxiliam nosso organismo a funcionar muito melhor. Por serem hipocalóricos, significa que não estaremos a ganhar mais peso devido ao seu consumo, pelo contrário, são bastante recomendados para quem deseja perder peso!

Você bebe água em quantidade suficiente?

Sem água, não há como nosso corpo sobreviver. Entretanto, principalmente em tempos de verão, é comum nos expormos demais à luz solar sem repor adequadamente a quantidade de água perdida. Qual a consequência? Todo ano, nessa época, hospitais e postos de saúde ficam lotados de pessoas com quadros moderados ou graves de desidratação!

Se você não quer fazer parte dessas estatísticas, é realmente muito importante que beba água em quantidade suficiente. Claro, além de beber água, você pode também consumir alimentos bastante ricos em água, como a melancia, por exemplo.

Você realiza exames de rotina para detectar possíveis deficiências?

Quando foi a última vez que você realizou um exame de sangue, por exemplo, para saber como está o seu organismo? Você sabe como anda seu índice glicêmico ou a concentração de colesterol em seu sangue? Pois bem, estas são somente algumas das várias informações que você terá se realizar ao menos anualmente tais exames.

Muitos torcem o nariz quando ouvem falar da importância de realizar tais exames, mas a verdade é uma só: sem tais exames, você pode estar agora mesmo com algum problema se desenvolvendo em seu corpo (por exemplo, a taxa de colesterol pode estar subindo, como consequência de churrascos realizados rotineiramente) e só saberá quando já for muito tarde!

Você “ouve” o seu corpo?

E, para encerrar, uma pergunta que pode parecer um pouco estranha a princípio, mas que faz todo sentido. Você “ouve”, isto é, você presta atenção a tudo o que o seu corpo está “dizendo-lhe”?

Talvez você esteja sentindo-se um pouco mais fraco, com alguma dificuldade em sua visão ou está sentindo algumas dores nas articulações. Estes são somente alguns dos muitos sintomas que podem ter origem em problemas alimentares.

Preste mais atenção ao seu corpo e você poderá identificar mais facilmente algumas de suas deficiências. Claro se seu corpo continuar a dizer-lhe que algo está errado e você não consegue identificar o quê, então está na hora de procurar um médico!

Quando seu corpo está feliz, você está feliz. Dê ao seu corpo o tipo de alimento que ele precisa e pratique atividades físicas e com certeza você terá um maior bem-estar sempre!