Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cinco dicas para evitar os gases intestinais

A flatulência que são os conhecidos gases intestinais,  são produzidos geralmente pela deglutição de ar ou pela fermentação dos alimentos no intestino. Devido o desconforto causado por eles, disponibilizamos cinco dicas para quem deseja evitá-los:

Aumentar a ingestão de água e de fibras

O intestino preguiçoso colabora para a formação de gases. Quando o alimento permanece muito tempo no aparelho digestivo  pode ocorrer  a fermentação dos alimentos e em consequência disso, aumentar a produção de gases.

Remolho do feijão

O feijão é a leguminosa mais evitada por quem sofre com os gases intestinais, só que ele é um importante e constante alimento do nosso cardápio. Dessa forma, o remolho do feijão que conssiste em deixá-lo de um dia para o outro de molho irá amenizar os efeitos da fermentação que o feijão provoca em nosso organismo, lembrando que a água do remolho deve ser descartada e o feijão deve ser bem cozido para diminuir esses fatores antinutricionais.

Praticar exercícios físicos

As caminhadas e os exercícios físicos melhoram o funcionamento intestinal, aceleram o peristaltismo e diminuem a formação de gases.

Evitar a deglutição de ar

Mastigar de forma lenta e compassada ajuda não somente a melhorar a digestão como também a reduzir a incidência de gases.

Verificar a possibilidade do organismo em absorver certas substâncias

O organismo de alguns indivíduos apresentam dificuldades em absorver algumas substâncias como glúten e lactose, dessa forma ocorre uma grande produção de gases ao ingerir esses alimentos. Quando o problema não é perceptível, é necessário uma avaliação médica com um nova dieta para aquele indivíduo.