Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Cinco dicas para acabar com o sedentarismo

Olá queridos leitores! Hoje vamos dar dicas de como acabar com o sedentarismo.

O sedentarismo trata-se da falta de atividades físicas ou quando a pessoa gasta poucas calorias, seja em atividades físicas ou esportes. Você deve estar se perguntando: não pratico esportes, sou sedentário? Não necessariamente. A pessoa considerada sedentária é aquela que gasta poucas calorias em atividades do dia a dia, ou seja, não são consideradas somente as atividades esportivas e exercícios físicos. Por exemplo:

Exemplo A: João tem 25 anos e vai trabalhar todos os dias, porém não gasta muitas calorias em seu dia a dia: João trabalha sentado, quando chega do trabalho gostar de acessar a Internet e permanece sentado. À noite João gosta de ver TV sentado e não pratica esportes nem atividades físicas, então tem pouco gasto de calorias. João é considerado uma pessoa sedentária.

Exemplo B: Larissa tem 31 anos e caminha para o trabalho todos os dias, e quando chega do trabalho arruma a casa, prepara a comida para seus filhos, e costuma fazer ginástica 3 dias na semana. Larissa está livre do sedentarismo, não somente porque faz ginástica, mas porque caminha e faz uma série de outras atividades que a leva a consumir calorias e exercitar o seu corpo.

O dia a dia da pessoa junto com seus gastos de caloria define se a pessoa é ativa ou sedentária, o exemplo de João é muito comum entre as pessoas e segundo cientistas e pesquisas para uma pessoa sair do clube dos sedentários (as) é preciso gastar 2.000 calorias (no mínimo) durante a semana.

E se João (o personagem de nosso exemplo) pensava que sua vida sedentária não trazia riscos, João estava muito enganado. A vida sedentária faz com que os órgãos não sejam empregados corretamente, fazendo com que João perca a flexibilidade articular bem como cause e atrofia das fibras musculares.

Além disso, o sedentarismo traz muitas doenças ao João, por exemplo, o diabetes, aumento de colesterol, ansiedade, obesidade, hipertensão ou mesmo a morte por diversas complicações. Você pode saber mais sobre os problemas de saúde que uma pessoa sedentária pode ter lendo Os riscos do sedentarismo.

Bom, como João está farto de sua vida “parada” e quer muito saber como sair do clube dos sedentários, decidimos ajudá-lo com cinco dicas para acabar com o sedentarismo:

Não fique muito parado!

Evite ficar muito tempo parado, sempre que puder dê uma caminhada, seja para mudar a TV de canal, ou ir à cozinha, é sempre bom caminhar.

Pequenas mudanças em sua rotina que quebrem a inérica podem ser suficientes para promover o mínimo de exercício físico necessário. Quer ver só?

  • Levantar do sofá para mudar a TV de canal;
  • Levantar para ir à cozinha;
  • Levantar para atender o telefone;
  • Caso trabalhe sentado, levante-se para caminhar em intervalos regulares.

Existem muitas coisas para fazer e não ficar parado.

Alongue-se

É sempre bom fazer alongamentos durante o dia, estando em casa, na faculdade ou no trabalho o alongamento ajuda aliviando a tensão, relaxa e ainda ajuda a pessoa a se concentrar, então sempre que puder de uma alongada.

Onde se alongar?

  • Caso esteja em uma faculdade ou escola, se ficar muito tempo sentado sem mexer os músculos tente se alongar, sentado mesmo;
  • Se estiver no trabalho, seja na rua ou escritório tente alongar-se sempre que puder sentado ou em pé, tente se alongar sempre que puder;
  • Na rua, caminhando tente alongar-se antes da caminhada e após a caminhada.

Faça serviços em casa

Serviços domésticos em casa, além de evitar o sedentarismo, queimam bastantes calorias.

O que  fazer?

  • Arrume a casa;
  • Lave o banheiro;
  • Lave a louça.

Enfim, quase toda atividade doméstica leva à movimentação do corpo, ajudando assim a quebrar o sedentarismo.
Prefira a escada

Mas não seja como o João de nossa história, que adora escada rolante e elevador. Prefira a escada convencional, que gasta bastantes calorias e ainda é um bom método de expulsar o sedentarismo e aliar mais atividades físicas no seu dia a dia.

Onde?

  • Na escola;
  • Na faculdade;
  • No trabalho;
  • No shopping.

Use menos seu carro

Além de não ser mais um a poluir o planeta, caminhar a lugares próximos de casa sem usar seu carro é melhor. É sempre bom para enterrar o sedentarismo de vez caminhar a lugares próximos de casa, agora caso você precise carregar bolsas pesadas ou objetos pesados que possam prejudicá-lo, utilize seu automóvel.
Como?

  • Ir a uma padaria a 300 metros de casa pode ser uma boa caminhada;
  • Ir ao supermercado que fica a 500 metros de casa também é uma ótima maneira de exercitar-se e expulsar o sedentarismo;
  • Resumindo, se for sair a lugares próximos a sua casa, vá a pé.

Bom, essas são as cinco dicas para acabar com o sedentarismo que, apesar de bem simples, são facilmente acessíveis a qualquer um, permitindo assim que elimine o estilo de vida sedentário. Como explicamos, a vida sedentária pode atrair muitas doenças sérias, então porque não caminhar um pouco?