Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Carnes na alimentação

As carnes são alimentos ricos em proteínas de alto valor nutritivo, podem também apresentar uma elevada quantidade de lipídios a depender do tipo de carne; possuem também vitaminas principalmente do complexo B  ( tiamina, niacina, cobalamina, riboflavina) e minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio.

As carnes na alimentação são representadas tanto pelas carnes bovinas, suínas e ovinas como pelos frangos e pescados. O preço destes itens sem dúvida influenciam na escolha do consumidor bem como na frequência de consumo, os peixes são considerados alimentos que desempenham funções benéficas no organismo devido a presença de ácidos graxos poliinsaturados que atuam no combate aos processos inflamatórios e na redução do colesterol ruim.

As carnes de peixes e frango apresentam uma digestão mais rápida quando comparadas as de boi, isso ocorre porque elas apresentam uma menor quantidade de tecido conjuntivo em sua composição. Outra propriedade importante na digestibilidade das carnes é que elas auxiliam na digestão de outros alimentos poi promovem uma maior atuação dos sucos digestivos.

Alguns aspectos como as condições higiênicos sanitárias, verificação da temperatura a qual está submetida, a fonte, o cheiro da carne são importantes na hora da aquisição desses produtos. Vale lembrar que a forma de preparação da carne influencia na qualidade da mesma, por exemplo uma carne mesmo que seja considerada de primeira pode perder a sua maciez devido erros de preparação como submetê-las a muito tempo de cocção.

As carnes na alimentação são boas fontes de proteínas e encontram-se na pirâmide alimentar para a população brasilera onde devem fazer parte todos os dias da dieta alimentar; além disso elas são a mais importante fonte de ferro que o organismo pode aproveitar.