Encontre o que deseja mais rapidamente!
Digite o nutriente, alimento, doença ou assunto que deseja saber:

Carboidratos simples e complexos

O principal obejetivo dos carboidratos em nossa alimentação é garantir energia ao organismo, eles podem ser divididos em carboidratos simples e complexos. Os alimentos que fazem parte do grupo dos carboidratos concentram-se na base da pirâmide alimentar, ou seja, são os que devem ser consumidos em maior frequência durante as refeições.

Carboidratos simples e complexos

Os carboidratos simples são aqueles absorvidos rapidamente pelo organismo, eles são facilmente quebrados no processo da digestão, pois como o próprio nome já diz eles são formados por moléculas simples. Devido a sua rápida absorção eles fornecem energia de forma imediata, no entanto podem dificultar a perda de peso quando consumidos de forma excessiva.  As frutas, os sucos de fruta e os açúcares são exemplos de carboidratos simples. Estes alimentos promovem uma rápida elevação da glicose sanguínea.

Os carboidratos complexos são aqueles absorvidos de forma mais lenta, portanto aumentam a glicose de forma lenta e gradual. A versão integral destes carboidratos é muito importante pois auxilia na manutenção da saúde e prevenção de doenças. As massas, arroz, pão, aveia e batata são exemplos de carboidratos complexos que por possuirem uma estrutura química complexa e maior, quando comparada aos carboidratos simples, eleva de forma lenta a glicose sanguínea.

Por contribuirem para o ganho de peso, muitas vezes os indivíduos tendem a excluir os carboidratos simples (açúcares) da dieta, no entanto é importante lembrar que as frutas e os sucos de frutas garantem vitaminas, minerais e fibras ao organismo que são essenciais para a manutenção da saúde. Os carboidratos simples e complexos são essenciais na dieta diária do indivíduo para disponibilizar a energia necessária ao organismo.